Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/21 às 14h14 - Atualizado em 5/05/21 às 9h55

Recomposição da vegetação nativa (Recuperação Ambiental)

Segundo definição do artigo 2º da IN33/2020:

XVII – Recomposição de vegetação nativa: modalidade de recuperação ambiental com intervenção humana intencional em áreas degradadas ou alteradas para desencadear, facilitar ou acelerar o processo natural de sucessão ecológica, o que deve envolver a recuperação de condições ambientais que garantam a proteção do solo e a existência de biodiversidade, segundo critérios e padrões estabelecidos nesta instrução normativa;

 

As áreas previstas pelo artigo 5º IN33/2020 devem ter como objetivo obrigatório a recomposição de vegetação nativa.

 

– INDICADORES ECOLÓGICOS

A avaliação dos resultados da recomposição da vegetação nativa deverá utilizar os indicadores ecológicos estabelecidos na Nota Técnica nº 1/2018.

 

– PROTOCOLO DE MONITORAMENTO

Protocolo de monitoramento da recomposição da vegetação nativa no Distrito Federal estabelece os procedimentos para a coleta de dados e os métodos para aferição dos indicadores ecológicos.

Roteiro- Relatório de Monitoramento

 

– PLATAFORMA WEBAMBIENTE

É um sistema de informação interativo para auxiliar tomadas de decisão no processo de adequação ambiental de imóveis rurais e contempla o maior banco de dados já produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental. O sistema foi desenvolvido pela Embrapa e pelo Ministério do Meio Ambiente, em cooperação com diversos especialistas de diferentes instituições parceiras. Clique aqui e acesse o sistema.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543