Abaixo o cidadão poderá verificar as principais atividades realizadas pela Central de Atendimento ao Cidadão – CAC:
1. REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL
Na Central de Atendimento ao Cidadão são protocolados os Requerimentos relativos ao licenciamento ambiental.
Visando a correta instrução dos processos, a CAC também faz a análise prévia dos documentos necessários que podem ser acessados por meio do check-list. Apenas com a documentação completa é possível prosseguir com o Requerimento de licença ambiental.
2. EMISSÃO DE PREÇO PÚBLICO
O cálculo do valor do preço público relativo aos serviços de análise processual, bem como a emissão do boleto, é realizado na CAC com base nas informações constantes no Requerimento de Licença Ambiental.
3. SALA AMBIENTAL DO EMPREENDEDOR
O interessado obterá na CAC orientações sobre a Resolução CONAM Nº 10/2017 (LINK) que dispõe sobre a dispensa de licenciamento ambiental para empreendimentos/atividades de baixo potencial poluidor/degradador ou baixo impacto ambiental no âmbito do Distrito Federal.
Na Sala Ambiental do Empreendedor o Microempreendedor Individual – MEI e a Empresa de Pequeno Porte – EPP- são orientados a consultar a viabilidade da atividade desejada no endereço pretendido, de acordo com as normas urbanísticas, bem como as restrições para o exercício da atividade.
O empreendedor poderá realizar a simulação do grau de risco da atividade – pequeno, médio e alto risco quanto ao potencial poluidor no sítio eletrônico http://www.redesimples.df.gov.br/.
4. AUTO DE INFRAÇÃO
As defesas prévias em face do Auto de Infração Ambiental e os Recursos Administrativos em face de Decisões de 1ª Instância devem ser protocoladas na Central de Atendimento ao Cidadão.
Ao autuado é garantido o direito de ampla defesa e contraditório, diante de penalidade aplicada por meio de um Auto de Infração Ambiental- AIA.
Para orientar pessoas físicas e jurídicas que receberam Autos de Infração emitidos pelo Brasília Ambiental, encontra-se disponível no link abaixo documento que apresenta orientações acerca da defesa administrativa que pode ser apresentada pelo autuado.
5. GESTÃO DE FAUNA
A CAC realiza o atendimento primário ao criador amador de passeriformes da fauna silvestre, orientando quanto ao Requerimento de cadastro nos sistemas do governo federal, o SISPASS.
HVEP – HOSPITAL VETERINÁRIO
Localização
A unidade de Brasília, com 540 metros quadrados, fica no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O acesso pode ser feito pela QNF 14, ao lado do SESI. Telefone: 99643- 6877.
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A entrega das senhas ocorre das 8 às 10 horas ou até o limite de senhas diárias ser atingido. Emergências são atendidas até às 15 horas.
É importante que a pessoa compareça no local com o documento pessoal, comprovante de residência e, quando houver, o cartão de vacinação do animal, para fins de atendimento e cadastro.
Informações gerais e atendimento inicial da CAC:
Telefones: 3214-5637/5613
Email: atendimento@ibram.df.gov.br
Horário de funcionamento: 9h às 17h
Endereço: 511 Norte, Bloco C, térreo
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543