O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, participou, nessa terça-feira (21), da abertura do Seminário Internacional Grito das Águas. Realizado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) junto com o Fórum de Defesa das Águas e articulação da sociedade civil, o evento acontecerá até o dia 22 de março. O seminário tem o objetivo de discutir a situação dos recursos hídricos do Distrito Federal.
Segundo a professora da Faculdade de Educação e coordenadora do evento, Rosângela Corrêa, não se pode falar de água sem falar do Cerrado, que é considerado o berço das águas por possuir mais de 130 mil nascentes. “Estamos aqui hoje para que possamos não apenas falar, mas nos organizar para proteger as águas. Defender as águas, não só do Distrito Federal como do Brasil, é um caso de defesa nacional”, explicou a professora na ocasião.
O presidente do Ibram, Rôney Nemer, endossou a fala da professora, ao ressaltar os problemas causados pela ocupação desordenada. “Realmente, não tem como falar de água sem falar da preservação do Cerrado. Hoje existem muitos parcelamentos de solo irregular e nós, do Brasília Ambiental, ficamos muito preocupados, pois isso prejudica todo o meio ambiente. Preservar o meio ambiente é preservar a nossa qualidade de vida e de nossa família”.
Painéis – O Seminário Internacional Grito das Águas será composto de painéis onde serão apresentados e debatidos diagnósticos, desafios, ameaças e soluções sobre as seguintes regiões produtoras de água:
A partir das atividades desenvolvidas nos dois dias de evento, será elaborado um Manifesto das Águas do DF que, junto a todos os diagnósticos e documentos produzidos pelas regiões produtoras de água, será encaminhado à Conferência da Água da ONU 2023, que será realizado em Nova York, de 22 a 24 de março. Também será elaborado um calendário de ações para o ano de 2023.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543