Começa nesta terça-feira (22), às 9h30, no Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia, a 22ª edição do projeto Plantio das Águas. O evento, motivado pelo Dia da Consciência Ambiental, é uma realização do Instituto Ecos do Cerrado, com o apoio do Instituto Brasília Ambiental. Serão plantadas na unidade de conservação da autarquia cerca de mil mudas.
De acordo com o presidente do Instituto Ecos, Edmir Moreira, essa será a primeira de cinco etapas, que se desenvolverão até o fim de janeiro de 2023, somando um total de plantio de cinco mil mudas. Ele acrescenta que os plantios, desde 2020, visam também homenagear as vítimas da Covid-19.
Os solos dos parques ecológicos do DF vão ganhar, nesta empreitada, mudas de umburanas, perobás, ipês (rosa, branco, amarelo e roxo), aroeira, além de landim, sangra d`água e marinheiro.
A iniciativa vai reunir pessoas de várias idades, como alunos da rede pública de ensino, idosos das casas de idosos convidadas e crianças de creches públicas. Antes do plantio a coordenação do evento vai falar sobre a importância do desequilíbrio porque passa o meio ambiente hoje, com foco principal no Cerrado. O evento contará também com brincadeiras lúdicas com sementes e um varal cultural.
A ação conjunta dos dois institutos no projeto Plantio das Águas já ocorre há nove anos, em várias Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Brasília Ambiental. Só no Parque Veredinha o projeto já resultou em mais de dez mil mudas plantadas.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543