O Instituto Brasília Ambiental deu início, na manhã desta segunda-feira (23) à XI Edição da Semana da Saúde e Segurança do Trabalho visando estimular boas práticas voltadas ao bem-estar, conscientizar quanto à busca contínua de hábitos saudáveis e promover a integração entre os servidores da autarquia.
A abertura do evento, realizada pelo canal do YouTube, contou com a presença do presidente da autarquia, Rôney Nemer; do superintendente de Administração Geral (Suag), Ricardo Roriz, da diretora de Gestão de Pessoas, Jucerleide Melo, da gerente de Capacitação e Desenvolvimento do Brasília Ambiental, Ionise Cavalcante e da psicóloga da Gerência de Saúde Mental e Preventiva da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Jacqueline Ferraz.
“A qualidade do trabalho é proporcional a saúde física, por isso parabenizo a Digep, a Gedes, toda a equipe por estarem propiciando uma semana diferente para se olhar para dentro de si. É importante que o servidor tenha a consciência de que qualquer coisa que se faça em prol da saúde faz uma grande diferença na vida da pessoa”, disse o presidente Nemer.
Os demais gestores presentes também fizeram agradecimentos a todos os envolvidos para que o evento seja realizado e convocaram os servidores a dedicarem um tempo, em suas rotinas, para a participação no projeto. “Deixo para reflexão, uma frase da OMS (Organização Mundial da Saúde) que define: ‘saúde como um estado completo de bem-estar: físico, mental e social, não apenas a ausência de enfermidade’”, conclui a diretora de Gestão de Pessoas, Jucerleide Melo.
Saúde Mental – Em sequência à abertura oficial, a psicóloga Jacqueline Ferraz inaugurou a programação das palestras online em uma apresentação sobre a Síndrome de Burnout: Conceitos, Desafios, Possibilidades de prevenção e cuidados especializados.
A palestrante explanou que essa doença é resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso e apresenta os seguintes aspectos: sentimentos de exaustão ou esgotamento total de energia; aumento do distanciamento mental e afetivo do próprio trabalho e das pessoas e redução da eficácia profissional, no qual a pessoa começa a duvidar do valor das próprias funções desempenhadas.
“É necessário escutar as pessoas, não existe saúde mental sem saúde social e um dos maiores desafios é combater os preconceitos sobre o adoecimento mental. Negar esse sofrimento é negar a nossa humanidade.”, reflete Ferraz.
A especialista aponta ainda que apenas 3% do orçamento dos países no mundo são direcionados aos cuidados mentais e que o Brasil, no cenário global, ocupa o segundo lugar no ranking de casos que, do ponto de vista organizacional, levam aos afastamentos, diminuição de produtividade e, até mesmo, aos acidentes de trabalho e processos judiciais. “Por isso, é fundamental que sejam promovidas ações de melhorias da saúde mental e de prevenção do processo de adoecimento no ambiente laboral”, finalizou a psicóloga.
Confira abaixo a programação da XI Semana da Saúde e Segurança do Trabalho do Brasília Ambiental:
23/10: Às 14h30 – Palestra sobre Assédio na Administração Pública: Combate e prevenção, com a advogada e especialista Michelle Heringer. Transmissão pelo YouTube;
24/10: Às 10 horas – Palestra sobre a Compreensão da importância das emoções na tomada de decisões, com os terapeutas emocionais Pâmela e Naldo Sena;
Às 14h30 – Palestra sobre Saúde, Produtividade e Autoperformance: Equilíbrio para o sucesso, com o treinador e mentor Greg Pàz. Ambos também com transmissão pelo YouTube;
25/10: A partir das 9 horas – Feira da Saúde, na sede do Brasília Ambiental, com várias atrações ao longo do dia;
Às 15 horas – Palestra sobre os Cuidados com a saúde do servidor, com a médica da família Fabiane Vasconcelos, com transmissão online;
26/10: Às 10 horas – Palestra sobre A importância da fisioterapia na saúde do trabalhador com a fisioterapeuta Larissa Carvalho via YouTube;
27/10: Às 8h15 – Aula de Yoga, com o educador físico e master trainer de superioga Rapha Dantas. Participantes deverão levar o seu tapete;
Às 9h20 – Caminhada guiada pelo educador físico Renato Pinheiro, da Academia Buriti. Participantes deverão levar sua garrafa d’água. E finalização com um café da manhã, no Parque Ecológico do Lago Norte.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543