Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/23 às 13h16 - Atualizado em 12/09/23 às 10h08

Palestra sobre “Caminho de Cora Coralina” no Compartilhando Saberes

COMPARTILHAR

Mais uma edição do Ciclo de Palestras Compartilhando Saberes, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (25), por meio do Youtube do Instituto Brasília Ambiental. Nessa apresentação, a auditora fiscal, formada em Agronomia e pós-graduada em Gestão e Tecnologias Ambientais, Célia Maria Machado Ambrózio, apresentou seu trabalho de mestrado “Conservação do Cerrado entre cultura e história no caminho de Cora Coralina, Goiás”.

 

A pesquisa trabalhou o primeiro caminho poético no mundo, o Caminho de Cora Coralina, que é uma trilha com 300 km que passa por oito cidades goianas, oito povoados, diversas propriedades rurais e Unidades de Conservação. O trajeto apresenta poemas da escritora goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida por Cora Coralina.

 

O estudo teve o objetivo de descobrir quais as contribuições que os proprietários rurais dessa região têm dado para promover a conservação ambiental e a formação de corredores ecológicos, além de realizar a valorização da cultura e história local.

 

Segundo a pesquisadora, os resultados do estudo demonstram a articulação entre as ações de conservação ambiental e de valorização cultural desenvolvidas nas propriedades rurais inseridas no Caminho de Cora Coralina, para a conservação da natureza e a ampliação de áreas protegidas no seu trajeto.

 

“A pesquisa revelou que iniciativas voltadas à proteção dos recursos naturais e da conservação do Cerrado, desenvolvidas pela união de esforços e de recursos, de forma colaborativa em diversos níveis, regional e local, a exemplo do Caminho de Cora Coralina, podem representar importante estratégia de conservação do patrimônio natural desse bioma, bem como dos patrimônios histórico e cultural. Espero com essa pesquisa contribuir com as ações do Brasília Ambiental na preservação do bioma Cerrado”, concluiu Célia.

 

Incentivo – Compartilhando Saberes é uma iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da autarquia para incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade.

 

O projeto compartilha os trabalhos dos servidores que tiveram usufruto do afastamento para participar de programa de pós-graduação stricto senso, conforme o artigo 161 da Lei Complementar 840/2011, e de outros tipos de trabalhos, além dos acadêmicos.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543