Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/08/23 às 16h51 - Atualizado em 21/08/23 às 7h58

Ora-pro-nóbis será pauta de roda de conversa

COMPARTILHAR

botany plantae family Cactaceae plant flower ora pro nobis – pereskia grandifolia

O Instituto Brasília Ambiental, por meio do seu projeto Reconexão Cerrado, em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde (SES), por meio da sua Unidade Básica de Saúde (UBS) 19 e do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), realiza no dia 18/8, próxima sexta-feira, a partir das 8h, uma Roda de Conversa com trocas de saberes científicos e tradicionais sobre o uso medicinal da Ora-pro-nóbis. O evento ocorre no parque ecológico Sucupira (Planaltina), em frente à sede da UBS.

 

A Comissão Executora da iniciativa Rodas de Conversa explica que o projeto visa a divulgação do uso das plantas medicinais por meio de encontros mensais, tendo como público alvo a comunidade local, e com datas programadas de fevereiro a novembro deste ano.

 

Ao final de cada encontro os participantes definem a planta sobre a qual conversaremos no próximo encontro. Este ano já foram pauta de encontros as plantas medicinais guaco, gengibre e sucupira, entre outras.

 

A ora-pro-nóbis, cujo nome científico é Pereskia aculeata,  é uma planta comestível com propriedades medicinais, rica em fibras, proteínas, ferro, vitaminas A e B3, que são nutrientes com propriedades antioxidantes, hipolipemiantes, laxantes e hipoglicemiantes.

 

A Planc (Planta Comestível Não convencional) ora-pro-nóbis pode ser consumida cozida em saladas, sopas ou no arroz, por exemplo. E cultivada em casa ou encontrada em feiras de rua e lojas de produtos naturais na forma fresca, desidratada ou em farinha.

 

Entre os benefícios popularmente divulgados da Planc estão as suas capacidades de contribuir para a redução do colesterol, prevenção da diabetes e regulação do metabolismo.

 

Reconexão – O projeto Reconexão Cerrado é uma versão repaginada do projeto Conexão Verde. Contempla plantio de mudas, criação de canteiros de jardins terapêuticos, práticas integrativas de saúde (como heiki e benzimento) e rodas de conversa que conectem a comunidade com o saber ancestral e as potencialidades das espécies nativas do cerrado para usos medicinais, inseticidas e alimentícios.

 

A Roda de Conversa vai contar também com prática integrativa de automassagem, contação de história e visita ao canteiro demonstrativo do parque.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543