Avaliar os padrões espaciais e temporais de atropelamento nas rodovias, identificando os locais (hotspots) e períodos (hot-moments) com elevado número de colisões, constitui uma ferramenta fundamental para identificar áreas prioritárias para implementação de medidas mitigadores. Uma vez que os atropelamentos estão concentrados em determinados pontos da estrada e estes pontos de agregação não se modificam ao longo dos anos, os gastos com medidas serão menores ao longo da estrada e ao longo dos anos.
A equipe do projeto Rodofauna elaborou um estudo cujo objetivo foi avaliar se os padrões de agregação espacial e temporal de atropelamento de fauna permanecem nos mesmos locais e períodos, ao longo do tempo, e sob diferentes escalas espaciais e temporais.
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Os resultados encontrados pelo estudo mostraram que a ocorrência de hotspots e hot-moments ao longo dos anos foi mais evidente quando consideradas grandes escalas temporais e espaciais. Além disso, o custo/benefício (em termos de conservação e não financeiro) de mitigação ao usar unidades espaciais e temporais maiores é semelhante ao usar escalas menores na identificação de hotspots/hot-moments.
Localização dos hotspots e hot-moments (pontos pretos) por trecho de estrada (A), classes temporais (B) e grupo de vertebrado. Os números no eixo y indicam cada ano de amostragem (1 =2011; 2=2012; 3=2013; 4=2014; 5 = 2015).
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