Texto: Juliana Pinho / Revisão: Mariana Parreira
Foi realizada na manhã desta terça-feira (1), o treinamento dos membros da Comissão de Incêndio e Pânico, no âmbito do Instituto Brasília Ambiental em parceria com a Brasfort, que tem por objetivo planejar, organizar, implantar e acompanhar as ações de prevenção e resposta a situações de incêndio e pânico predial, no edifício-sede da autarquia.
Na abertura da capacitação, o secretário geral do Instituto, Valterson Silva, destacou as melhorias que a gestão tem realizado para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e seguro, para servidores e colaboradores. “Temos investido no aperfeiçoamento da infraestrutura da nossa sede e, entre as várias medidas, contratamos empresa para a execução do serviço de brigada predial”, comentou.
O secretário esclareceu, ainda, que a Norma Técnica N° 007/2011-CBMDF exige que, ao menos 10% da população predial fixa seja capacitada para saber, como agir, em ações de prevenção e abandono de área conduzindo as pessoas para fora da edificação, em caso de sinistro. “O ideal até é que todos que trabalham no órgão detivessem essas informações, pois só sabemos o valor desse tipo de conhecimento quando precisamos dele, na prática”, ponderou Valterson Silva.
Durante o curso, realizado na sala de múltiplas funções da autarquia, os 46 componentes da comissão voluntária, lotados em diversos setores do Instituto, aprenderam noções teóricas e aplicaram as técnicas aprendidas. Entre os principais assuntos abordados tiveram a evacuação da edificação, extintor, prática no manuseio do extintor e hidrante.
Clique aqui e confira a Instrução 175/2025 que nomeou a Comissão de Incêndio e Pânico e as suas competências.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543