Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/25 às 10h41 - Atualizado em 19/09/25 às 10h44

Brasília Ambiental participa da terceira edição da SFA Itinerante e do projeto Irriga DF em São Sebastião

COMPARTILHAR

Iniciativa realizada no Núcleo Rural Aguilhada vai até sábado (20)

Texto: Patrícia Kavamoto | Edição: Mariana Parreira

 

Foto: Gustavo Sirkis

O Instituto Brasília Ambiental participa da terceira edição da SFA Itinerante e do projeto Irriga DF, ao lado da Escola Classe Aguilhada, no Núcleo Rural Aguilhada, em São Sebastião, de 18 a 20 de setembro, a partir das 9h. As equipes da Superintendência de Licenciamento (Sulan), da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) e da Ouvidoria se revezam no estande destinado à autarquia, para prestar atendimento ao público em caso de dúvidas, além da distribuição de cartazes da coleção “Eu Amo Cerrado”.

 

Além do estande, o Brasília Ambiental vai apresentar a palestra do superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água, Marcos João Cunha, nesta sexta-feira (19), às 15h40, sobre Zoneamento da APA do São Bartolomeu e a importância das taxas de permeabilidade para manutenção dos recursos hídricos.

 

Na abertura do evento realizada nesta quinta-feira (18), a superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Luciana de Sousa Barros, declarou: “Tenho orgulho de participar de um projeto como esse, ser integrante. Não é apenas a superintendente que está falando, mas a cidadã Luciana de estar aqui participando, colocando o meu pezinho no chão e vendo a dificuldade de ser agricultor rural aqui no DF, principalmente no que se refere à necessidade de água”.

 

A superintendente de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) do Brasília Ambiental, Simone de Moura prestigiou a abertura do evento. “Nosso Instituto participa do Irriga DF por sua atuação como órgão gestor e fiscalizador dos recursos naturais. Priorizar a irrigação sustentável é uma forma de melhorar os nossos ecossistemas e fazer com que tenhamos uma agricultura sustentável em todas as suas esferas”, comentou.

 

Além do Brasília Ambiental, a programação reúne uma ampla rede de parceiros: Instituto Sociocultural Fonte de Luz, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, além de secretarias distritais e a Administração Regional de São Sebastião. O evento também conta com o apoio de entidades ligadas ao setor agropecuário, como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar) e Batalhão Rural.

 

A estrutura inclui tendas e estandes de atendimento, em que os agricultores poderão acessar serviços como certificação orgânica, regularização ambiental, cadastramento em programas de escoamento da produção e informações sobre o programa Guardião Rural.

 

A SFA Itinerante oferece serviços móveis de consultoria técnica, assistência em questões administrativas e informações sobre programas e políticas de apoio à agricultura, alcançando produtores rurais em áreas de difícil acesso. O projeto Irriga DF, por sua vez, visa incentivar o uso de sistemas de irrigação, fundamentais para garantir a produção agrícola em regiões com escassez hídrica, como a que o DF enfrenta em algumas áreas. A SFA-DF trabalha com produtores rurais, associações e cooperativas para promover a implantação de sistemas de irrigação adequados às suas necessidades.

 

Ambas as iniciativas contribuem para o desenvolvimento rural sustentável do DF, ao promover o acesso aos serviços de apoio, a melhoria da produtividade e a segurança alimentar. A SFA Itinerante, por meio do seu atendimento itinerante, facilita o acesso à informação e aos serviços, enquanto o projeto Irriga DF impulsiona o uso de tecnologias que garantem uma produção mais segura e eficiente.

 

“Esse tipo de iniciativa fortalece a agricultura sem abrir mão da sustentabilidade. Unir produção rural com preservação ambiental é o caminho certo para garantir segurança alimentar hoje e qualidade de vida para as futuras gerações”, destacou a vice-governadora Celina Leão.

 

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou que o desenvolvimento rural deve estar junto com o respeito ao meio ambiente: “É no diálogo com os produtores que conseguimos alinhar produção e conservação, garantindo um Cerrado mais protegido e uma agricultura mais forte”, ressaltou.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543