Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/23 às 18h04 - Atualizado em 17/07/23 às 10h58

Brasília Ambiental licencia Fazenda Esperança

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental, concedeu na tarde desta segunda-feira (10), no Palácio do Buriti, Licença Ambiental Simplificada (LAS) para a unidade masculina da Fazenda da Esperança, localizada no Sol Nascente.  O local pretende abrigar cerca de 130 dependentes químicos, e disponibilizar hospedaria com capacidade para 200 pessoas, destinada aos familiares visitantes dos acolhidos.

O presidente do Instituto, Rôney Nemer, ressalta que essa licença ambiental favorece uma atividade social muito séria. “Nós do Brasília Ambiental analisamos todo o projeto que foi apresentado. É uma construção que não vai degradar o meio ambiente, é um projeto muito bem estruturado e que trará grande ganhos para a sociedade do Distrito Federal e do Brasil, porque visa recuperar dependentes químicos”, completou.

A governadora em exercício, Celina Leão, destacou a importância da licença, que vai possibilitar a construção de uma casa destinada à saúde. “Trinta por cento dos atendimentos nas nossas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) são a pessoas com algum tipo de vício, de dependência química. Isso mostra a importância de uma instituição como essa, que tem expertise para lidar com esse tipo de problema”, ressaltou.

Para o frei Rogério, presidente da Fazenda Esperança Brasília, essa licença ambiental abre as portas para a construção de sonhos, possíveis de se tornarem realidade. “É isso que a nossa instituição oferece para as pessoas que estão perdidas nas drogas, sem rumo, sem perspectivas de vida. Oferecemos sonhos, esperança”, enfatizou.

Frei Rogério

 

destaca que não é só o dependente químico que é beneficiado. “Temos a perspectiva que um dependente químico adoece diretamente cinco a dez pessoas numa mesma família. Então, estamos falando de cerca de 1.300 pessoas beneficiadas a cada grupo de acolhidos. O impacto social, de melhoria de qualidade de vida é muito grande. E, além das pessoas que adoecem, temos também o evitar das delinquências que muitos dependentes químicos cometem quando estão sob o efeito das drogas, atos como roubos, por exemplo, que acabam atormentando toda a sociedade. Então, os resultados positivos do cuidar dos dependentes químicos são muito, muito amplos”, explicou.

O advogado Adalberto Calmon Barbosa, 55, diretor de relações institucionais da Fazenda da Esperança, endossa a importância da licença ambiental e do projeto. “Vai possibilitar o início da construção de mais uma unidade da Fazenda da Esperança no Brasil. Será a primeira masculina no DF, local que necessita tanto de cuidados aos dependes químicos.  Então, será mais um espaço a oferecer oportunidade para que os dependes químicos do DF possam se recuperar. Estamos ansiosos para iniciar as obras. Além dos alojamentos, teremos refeitórios, quadras poliesportivas, oficinas, padaria, locais para artesanato, a área de lida com os animais e a hospedaria para as famílias que vierem visitar os acolhidos”, contou.

Existem 104 Fazendas da Esperança no Brasil e mais 64 em 24 países. O DF já possui uma unidade feminina que funciona com um grande número de acolhidas. A partir da licença ambiental, a expectativa é que a obra da unidade masculina fique pronta no período de seis a nove meses.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543