O Instituto Brasília Ambiental iniciou, nessa segunda-feira (10), a primeira turma do Curso de Formação de Brigadistas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Esta formação tem como objetivo capacitar e habilitar pessoas na prestação de serviço de brigadista de incêndios florestais, para atuação nas atividades de prevenção e combate no Distrito Federal. O curso é realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), e a colaboração do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
“Em Brasília temos um período de seca, onde ocorrem muitos incêndios florestais, alguns provocados e outros causados por faíscas levadas pelo vento. Por isso, a importância de capacitar pessoas que possam atuar na prevenção e combate a essas queimadas, para futuramente proteger nossos parques e meio ambiente”, lembrou o presidente do Ibram, Rôney Nemer.
Sessenta candidatos foram selecionados para participar do curso, divididos em duas turmas, a primeira acontece do dia 10 a 14 de abril, e a segunda, do dia 17 a 21 de abril. O curso será realizado na sede do Ibama e contará com aulas teóricas e práticas, com carga horária de 40 horas.
Segundo Leandro Bruno, 26 anos, selecionado para participar da primeira turma, a expectativa para o curso é grande. “Sou voluntário em uma reserva ambiental, o Boca da Mata, que sofre uma vez por ano com incêndios. Busco com esse curso contribuir para que essas queimadas sejam menos destrutivas ao meio ambiente, tanto nessa unidade quanto em todo o DF”, explicou.
Prevenção – Esta ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, e composta pelo Brasília Ambiental; Jardim Botânico de Brasília (JBB); Subsecretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (Defesa Civil); Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); e Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Durante esses anos, vimos a necessidade de fazer um curso para capacitar pessoas para realizar a prevenção e combate aos incêndios florestais. Com isso, aumentamos o mercado de trabalho voltado para essa área e o número de pessoas preparadas para contratação”, explicou a coordenadora do PPCIF, Carolina Schubart.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543