O Instituto Brasília Ambiental ganhou o prêmio Alto Nível, na categoria prata, promovido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A cerimônia, realizada no auditório da Câmara Legislativa (CLDF), reconheceu, de forma inédita, as instituições que alcançaram bons Índices de Atendimento de Recomendações de Auditoria (Iara), de melhoria da gestão pública, por meio da adesão às recomendações de emitidas por aquele órgão especializado de correição.
No fim do mês de outubro, a Unidade de Auditoria Interna do Brasília Ambiental recebeu a visita dos auditores da CGDF para uma avaliação. E, na ocasião, foi apresentado o Decreto nº. 44.702/2023, regulamentado pela Portaria nº 205/2023, que instituiu a premiação no governo local. Desde então, a expectativa pela honraria era grande.
“A distinção evidencia a importância dos trabalhos executados pela nossa Unidade de Auditoria Interna que busca examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão e dos resultados alcançados. E, também, apresentar subsídios para evoluir nos procedimentos administrativos, alinhados aos objetivos e metas fixados, auxiliando na garantia de um gerenciamento pautado pela integridade e eficiência”, comentou o presidente da autarquia ambiental, Rôney Nemer.
O chefe de Unidade Auditoria Interna (UAI), Diogo Chaves, destacou o sucesso da iniciativa de examinar as instituições quanto às recomendações efetivadas. “Alcançar o nível prata demonstra o comprometimento do Brasília Ambiental em aperfeiçoar o controle interno reforçando nossas ações de governança institucional. Na prática, essa condecoração se reflete em uma grande melhoria dos nossos serviços prestados à população do Distrito Federal.”
ITA – O cronograma de eventos organizados pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, contou, ainda, com a entrega do Prêmio ITA (Índice de Transparência Ativa), nessa quinta-feira (7), aos órgãos do GDF que alcançaram 100% na divulgação de informações públicas nos sites oficiais. E o Brasília Ambiental, pela quinta vez consecutiva, foi contemplado nessa outra premiação!
A autarquia ambiental já havia sido campeã entre os anos de 2019 a 2022, alcançando o nível máximo na divulgação das informações de interesse público e, agora, confirma a conquista também no ano corrente.
Essa vitória em 2023 teve um sabor diferente, pelo fato da Controladoria passar a analisar, também, a transparência passiva, que são respostas aos pedidos dos cidadãos, por meio da Ouvidoria, para terem acesso à informação, sendo esse parâmetro composto por 100% de pedidos respondidos e 80%, dentro do prazo.
“O prêmio consagra os esforços desempenhados pela Comissão de Transparência Ativa e Acesso à Informação (CTAI) do Instituto, que ao longo de todo um ano, atendeu a todos os critérios nas avaliações periódicas no serviço ativo de divulgação das informações no site. E, em parceria com os trabalhos da Ouvidoria, também cumpriu com as regras do Novo ITA, mantendo-se no patamar de órgão 100% transparente”, celebrou o secretário executivo do órgão, Valterson da Silva, ao receber o troféu.
*Fotos: Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF)
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543