O Instituto Brasília Ambiental celebrou, nesta segunda-feira (11), parceria com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), vencedora do Chamamento Público n° 19/2023, para executar um programa de recepção, triagem, transporte, atendimento veterinário, reabilitação e destinação responsável da fauna silvestre nativa. O termo de Colaboração é no valor de R$ 8 milhões, previstos para realização do programa durante cinco anos.
Na ocasião, o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, reforçou que o programa irá atender somente animais silvestres do Cerrado, que engloba mamíferos, aves e répteis com necessidades de atendimento médico e reabilitação, além de providenciar o acondicionamento adequado. “O trabalho está sendo desenvolvido para receber animais silvestres. Animais domésticos como cães e gatos continuam sendo atendidos pelo Hvep, administrado pela Sema {Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal}”, explicou.
Durante a assinatura do contrato, o presidente da SPMV, Wilson Grassi Junior, agradeceu a oportunidade de poder trabalhar com a autarquia ambiental. “Tenho contratos no Brasil inteiro e o Brasília Ambiental é muito diferenciado, pela seriedade, pela competência e capacidade técnica de seus servidores”, afirmou.
O programa poderá receber também, excepcionalmente, animais exóticos híbridos, como peixes e anfíbios. A entidade parceira é responsável em obter um local adequado para iniciar as atividades e irá garantir a salubridade, a segurança e o bem-estar dos animais durante todo o processo.
A abertura do centro veterinário de reabilitação – ainda sem nome definido – deverá ocorrer a partir do mês de fevereiro de 2024, em local ainda provisório. Esta será a primeira parceria via MROSC para atendimento de fauna silvestre no país. O documento acordado aguarda publicação no Diário oficial do DF, o que deverá ocorrer esta semana.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543