O Instituto Brasília Ambiental firmou acordo de cooperação com o Instituto Cerrados (IC) com o objetivo de apoiar a criação de Unidades de Conservação privadas, denominadas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), em âmbito distrital.
Segundo a diretora de Implantação de Unidades de Conservação (Dipuc), Carolina Lepsch, tanto o Brasília Ambiental quanto o IC têm, em suas missões, a proteção e o uso sustentável do Cerrado no Distrito Federal. Esta cooperação busca promover a criação de RPPNs por meio da ação conjunta e alinhada entre os dois institutos.
Com o acordo, o Instituto Cerrados, por meio do seu Programa Jurema de Proteção do Cerrado, irá oferecer auxílio gratuito aos proprietários que desejam criar RPPN no DF, incluindo georreferenciamento, apoio documental e orientação processual. Com isso, as propostas de criação dessas unidades chegarão a autarquia ambiental organizados e completos, agilizando assim a avaliação realizada pelos técnicos do órgão, bem como a publicação no diário oficial do DF.
”A parceria irá otimizar, agilizar e ampliar a capacidade de criação de RPPNs distritais, aperfeiçoando o serviço aos brasilienses sem gerar novos custos”, explicou Carolina Lepsch.
O Instituto Cerrados é uma Organização da Sociedade Civil (Osc) que atua há mais de 10 anos na proteção do bioma Cerrado e na consolidação de territórios protegidos, sustentáveis e produtivos. Sua meta é proteger 1 milhão de hectares até 2050 por meio de diferentes estratégias, dentre elas o apoio à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
Os interessados em conhecer mais sobre essa proposta, ou que tenham dúvidas sobre o processo de criação de RPPN, podem entrar em contato pelos e-mails dipuc@ibram.df.gov.br, programajurema@cerrados.org ou pelo telefone (61) 99639-0598.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543