Em comemoração aos seus 18 anos e à abertura do Mês do Meio Ambiente, o Instituto Brasília Ambiental inicia sua programação com a doação de duas mil mudas de plantas medicinais e nativas do Cerrado. A ação, que inicia nesta quinta-feira, 29/5, se estende até sábado, e será realizada durante a festa junina do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS). A doação marca o início de uma série de atividades de educação ambiental, promovidas pela autarquia, em todo o Distrito Federal ao longo do mês de junho.
A entrega simbólica abre oficialmente a programação do Mês do Meio Ambiente, celebrado anualmente em junho, e tem como objetivo ampliar o envolvimento da população com práticas sustentáveis e ações de reflorestamento urbano. O acesso às mudas será gratuito e limitado a até três unidades por CPF. Não é necessário agendamento prévio, bastando comparecer ao local e retirar as espécies durante os horários da festa.
A vice-governadora Celina Leão destaca a importância do trabalho do Brasília Ambiental para o meio ambiente. “A atuação do Brasília Ambiental é fundamental para garantir a preservação dos recursos naturais, a sustentabilidade e a qualidade de vida da nossa população. Celebrar essa importante data distribuindo mudas é um convite para refletirmos sobre a necessidade de estarmos todos juntos na proteção do nosso Cerrado”, afirmou.
Segundo o presidente do Ibram, Roney Nemer, que já confirmou presença na festividade, a iniciativa busca aproximar o órgão ambiental da comunidade, por meio de ações práticas e educativas. “Iniciar as comemorações de 18 anos do Brasília Ambiental com a entrega de mudas, em um evento popular como esse, é uma forma simbólica de reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade. Queremos transformar a relação das pessoas com o Cerrado, promovendo o plantio e o cuidado com as espécies nativas”, enfatizou.
Sustentabilidade – Além da doação de mudas, o Arraiá do MCJB já se tornou uma tradição local e incorpora práticas sustentáveis à celebração cultural. Durante os três dias de festa, uma Barraquinha da Sustentabilidade, organizada em parceria com a Cooperativa Ecolimpo, promove a conscientização sobre a separação correta do lixo. Os catadores vão distribuir materiais educativos, e garantir que todos os resíduos recicláveis coletados sejam corretamente destinados.
A ação é parte de uma campanha de sensibilização promovida pelo Brasília Ambiental e o MCJB para fomentar práticas de economia circular e reduzir o impacto ambiental em eventos comunitários. “O objetivo é mostrar que é possível unir cultura, lazer e educação ambiental em um mesmo espaço. Além de celebrar a tradição junina, queremos incentivar hábitos conscientes e contribuir para a preservação do Cerrado”, destaca a presidente do MCJB, Rose Marques.
Com programação voltada para toda a família, o evento que tem entrada gratuita, também conta com shows musicais, quadrilhas juninas, barraquinhas de comidas típicas, touro mecânico e um espaço kids com brinquedos infláveis.
Programação gratuita – O CPS, onde ocorrerá a festa e as atividades ambientais, é um espaço gerido em parceria entre o Brasília Ambiental e o MCJB, e tem se consolidado como polo de educação ambiental na região do Jardim Botânico. Durante o Mês do Meio Ambiente o local receberá diversas outras ações como oficinas, trilhas, rodas de conversa, cursos e o Festival de Artes Marciais do Cerrado (FAMC), programadas ao longo de junho. Confira a programação completa aqui.
As atividades do Mês do Meio Ambiente, promovidas pelo Brasília Ambiental, têm como foco a conscientização da população sobre os impactos ambientais e a importância da preservação do segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543