Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/02/18 às 15h10 - Atualizado em 28/03/18 às 11h27

Programas e Projetos de Educação Ambiental

COMPARTILHAR
O Programa de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (EdUC) visa ressignificar os espaços dos Parques Ecológicos/Unidades de Conservação (UC) como espaços educadores para que a comunidade restabeleça sua relação de pertencimento ao local, auxiliando na valorização das UC  do DF . O Programa é composto por 3 projetos: (1) Ambiente-se, (2) Parque Educador e (3) Reeditor Ambiental. Ambiente-se e Parque Educador são projetos de receptivo de visitantes nas Unidades de Conservação e o Reeditor Ambiental é uma formação voltada para professores da Rede Pública de Ensino.

O Programa Comunidades de Conservação visa a mobilização das comunidades do entorno das Unidades de Conservação (UC) geridas pelo IBRAM promovendo um sentimento de pertencimento e cuidado para com aquela área. O Programa se dá por meio do uso  e metodologias participativas para a promoção de atividades de Educação Ambiental e confecção de materiais informativos de acordo com as necessidades da UC em referência e as características dos atores envolvidos. 

O Programa Eu Amo o Cerrado busca formas de levar informação sobre a biodiversidade do Cerrado à maior quantidade de pessoas possível, atendendo aos mais variados públicos e ao mesmo tempo despertando a curiosidade e sensibilizando o nosso olhar para as riquezas naturais desse bioma tão ameaçado. 

O Programa Ambiente com Ciência visa instrumentalizar e auxiliar os professores no ensino da educação ambiental de forma transversal e multidisciplinar nas escolas ou na educação não formal. O programa é desenvolvido por meio da construção de modelos científico-pedagógicos, sendo que o tema do cuidado com a água é o foco principal, tendo em vista a atual crise hídrica enfrentada no Distrito Federal. 
O Programa Fogo-Apagou conta com ações de sensibilização voltadas para a prevenção de incêndios florestais, tendo como atendimento prioritário as comunidades rurais e urbanas próximas às Unidades de Conservação. 
O Programa Educação Pede Licença visa orientar e direcionar os licenciados na elaboração e execução dos Programas de Educação Ambiental, requisito este obrigatório em processos de licenciamento que demandem medidas mitigadoras ou compensatórias.
A equipe de Educação Ambiental participa de diversos grupos de trabalho internos e externos, desempenhando papel de coordenação nos seguintes: CIEA, Descoberto Coberto, Produtor de Águas do Pipiripau, PPCIF e A3P.

 

 

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543