Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/19 às 17h26 - Atualizado em 28/03/19 às 8h38

Edson Duarte participa de lançamento de Frente Parlamentar Ambientalista

O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Edson Duarte, participou na manhã desta quinta-feira (21), da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Legislativa, quando também se comemorou o Dia Mundial da Água. O plenário da Casa reuniu representantes do governo e de entidades ambientalistas, como o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), Programa Produtor de Água, Santuário dos Pajés, Guardiões das Nascentes, Universidade da Paz, comitês de bacias hidrográficas e conselhos comunitários, entre outras.

Ao reforçar a importância dos conselhos, o presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Edson Duarte, disse que o meio ambiente deve ser visto como o “grande aliado nessa batalha que é de todos e não apenas dos órgãos ambientais”. Duarte pontuou o trabalho em conjunto entre ele e o secretário do Meio Ambiente do DF, José Sarney Filho. Ambos foram ministros do Meio Ambiente e parlamentares, e, agora, se dedicam às questões ambientais do DF.

Segundo Edson Duarte, um dos principais problemas do Distrito Federal é a taxa de crescimento, bem mais veloz do que as ações do Estado. “Não estamos crescendo, estamos inchando” e, nesse processo, “invadindo áreas de preservação ambiental e devorando o que nos resta”. Na análise dele, o processo deveria ser o inverso, principalmente em momento de intensas mudanças climáticas.

“Meio ambiente não tem partido, essa causa é de todos”, afirmou o presidente da Frente, deputado Leandro Grass (Rede), ao destacar o caráter suprapartidário do colegiado, composto pelos deputados Reginaldo Veras (PDT), João Cardoso (Avante), Júlia Lucy (Novo), Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Daniel Donizet (PSL), Eduardo Pedrosa (PTC), Fábio Félix (PSOL) e Hermeto (PHS). O presidente disse que a frente estará atenta à questão ambiental nas discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial  (PDOT) e do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Entre as novidades na legislação sobre o tema, Grass anunciou a apresentação de projeto de lei, ainda neste mês, sobre a proteção do Bioma Cerrado no Distrito Federal.

O parlamentar destacou também a necessidade de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. Já a deputada Júlia Lucy (Novo) observou que atrelar o desenvolvimento sustentável à preservação ambiental é um dos desafios atuais. Nesse sentido, ela chamou a atenção sobre a importância da coleta seletiva e do manejo responsável do lixo.

Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543