Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Estações de monitoramento

 

Estação da Rodoviária do Plano Piloto

O ponto de monitoramento conta com dois equipamentos manuais instalados no mesmo local. Um deles monitora o poluente material particulado MP10, enquanto o outro monitora o poluente material particulado MP2,5. O equipamento responsável pelo monitoramento do MP10 é de propriedade do Brasília Ambiental, sendo sua manutenção e operação executadas pelos próprios técnicos do Órgão. O monitoramento desse poluente foi iniciado em 2018, uma vez que, anteriormente, os poluentes monitorados eram fumaça preta e partículas totais em suspensão (PTS). No entanto, com a Resolução CONAMA nº 419/2018, esses poluentes passaram a ser classificados como auxiliares, o que motivou a mudança para o monitoramento do MP10.

 

O outro equipamento é fruto de uma parceria com a Professora Doutora Poliana Dutra Maia da Universidade de Brasília (UnB), que adquiriu um equipamento novo para monitorar também o poluente MP2,5 no local. Em contrapartida, a manutenção e operação também são realizadas por técnicos do Brasília Ambiental. O início da operação desse equipamento ocorreu no começo do ano de 2024.

Estação do Zoológico de Brasília

O local dispõe de um equipamento manual responsável pelo monitoramento do poluente material particulado MP10, com amostras de 24 horas a cada 6 dias. Esse equipamento é patrimônio do Brasília Ambiental, e sua manutenção e operação são executadas por técnicos do próprio órgão. O monitoramento desse poluente neste ponto é realizado desde 2018.

Estação do Instituto Federal de Brasília – Campus Samambaia

Com amostrador do tipo manual, monitora o poluente atmosférico material particulado MP10 desde 2023, sendo que, anteriormente, monitorava o poluente partículas totais em suspensão, que passou a ser considerado um poluente de monitoramento secundário pela legislação.

 

O equipamento pertence ao Brasília Ambiental, e sua manutenção é realizada por técnicos do órgão, a partir de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Brasília Ambiental e o Instituto Federal, no qual a operação e o cálculo das concentrações de MP10 são realizados pelos próprios alunos do IFB, sob a orientação da professora Doutora Jackeline Benassuly. Os resultados obtidos são enviados ao Brasília Ambiental para integração à Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do DF.

Estação Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural

O equipamento, do tipo manual, foi instalado no Instituto Federal localizado na Estrutural em 2024 para monitorar o poluente MP10, em parceria com os professores daquele Instituto, que fazem toda a operacionalização do aparelho, cabendo ao Brasília Ambiental fornecer o equipamento e os insumos necessários, além de auxiliar em possíveis manutenções. Os dados, além de serem utilizados pelos professores em sala de aula com seus alunos, são repassados ao Brasília Ambiental para integrar os relatórios da rede manual da qualidade do ar.

Fercal Boa Vista

Localizado na Região Administrativa da Fercal, o ponto de monitoramento possui duas estações do tipo manual, adquiridas e mantidas pela empresa Votorantim Cimentos, em cumprimento de condicionante de licença ambiental. Essas estações são capazes de monitorar os poluentes atmosféricos MP10 e MP2,5. Os dados são repassados mensalmente ao Brasília Ambiental para compor os relatórios mensais e anuais da rede manual.

Fercal Oeste

Localizado na Região Administrativa da Fercal, o ponto de monitoramento possui duas estações do tipo manual, adquiridas e mantidas pela empresa Votorantim Cimentos, em cumprimento de condicionante de licença ambiental. Essas estações são capazes de monitorar os poluentes atmosféricos MP10 e MP2,5. Os dados são repassados mensalmente ao Brasília Ambiental para compor os relatórios mensais e anuais da rede manual.

Fercal Escola

Em 2024, a empresa Cimentos Planalto – CIPLAN, em cumprimento a uma condicionante de licença ambiental, instalou no Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol um equipamento do tipo automático que monitora os materiais particulados MP10 e MP2,5, cujos dados são repassados de forma online ao Brasília Ambiental por meio de uma plataforma da empresa contratada pela CIPLAN, além de serem encaminhados automaticamente ao Programa Monitorar do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

 

Salienta-se que, anteriormente, no mesmo local, havia um equipamento próprio do Brasília Ambiental que monitorava o MP10, mas que foi desinstalado para dar lugar ao equipamento mais moderno da empresa. Os resultados são disponibilizados em tempo real por meio do Programa MonitorAr do MMA (https://monitorar.mma.gov.br/painel).

CRAS Fercal

Localizado dentro do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS da Fercal encontra-se o único equipamento completo e certificado EPA no território distrital. Também foi fruto de condicionante de licença ambiental, porém, das parcerias realizadas entre a Cimentos Planalto – CIPLAN e a Votorantim Cimentos. O equipamento monitora em tempo real o rol mínimo de poluentes atmosféricos estabelecido na legislação: material particulado PTS, MP10 e MP2,5; os gases dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2). Os resultados são disponibilizados em tempo real por meio do Programa MonitorAr do MMA (https://monitorar.mma.gov.br/painel). O início do monitoramento ocorreu no começo de 2024.

Contagem

 

A Pedreiras Contagem possui uma estação automática de metodologia equivalente de monitoramento das frações MP10 e MP2,5 do material particulado atmosférico. A região administrativa da Fercal, por sua vocação mineradora, já possui duas estações de monitoramento da qualidade do ar certificadas estabelecidas por licenciamento ambiental de empreendimentos de maior potencial poluidor.

 

O objetivo desta estação é fornecer dados complementares aos das estações de referência, ampliando a cobertura espacial do monitoramento. O Guia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) estabelece diretrizes para garantir que essas estações forneçam informações úteis, mesmo com metodologias simplificadas.  Os resultados ainda não estão sendo disponibilizados em tempo real, porque apenas estação automáticas certificadas são incluídas no MonitorAr.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543