O Instituto Brasília Ambiental adquiriu, na manhã desta quarta-feira (17), cinco drones para auxiliar durante as ações nas 82 Unidades de Conservação (UC) administradas pelo órgão. Os equipamentos foram recebidos, na sede do órgão, pela Secretaria Executiva da autarquia.
Os veículos aéreos não tripulados (Vant) são do modelo DJI Mavic 3 Classic RC + Fly More Combo e foram adquiridos por meio de compensação ambiental, devido pela empresa Munique Empreendimentos Imobiliários LTDA, em decorrência dos impactos ambientais do empreendimento denominado Complexo Residencial e Comercial Ikeda. O valor investido na aquisição é de R$ 96.395,00.
Segundo o secretário executivo do Brasília Ambiental, Valterson da Silva, a aquisição dos veículos aéreos não tripulados irá facilitar e agilizar as ações dos agentes de Unidades de Conservação e Parques, que trabalham na preservação e proteção das UCs.
“A aquisição para o Brasília Ambiental representa um marco significativo em nossos sistemas tecnológicos, promovendo avanços essenciais no monitoramento ambiental em todas as suas formas. Esta iniciativa é de suma importância para aprimorar nossas capacidades de preservação e gestão sustentável dos recursos naturais”, explicou Valterson da Silva.
De acordo com a Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), os drones permitirão a realização de análises importantes no monitoramento ambiental, de fauna e flora, na prevenção e combate a incêndios florestais, assim como na descoberta de possíveis ocupações irregulares dentro das UC’s.
“Os equipamentos serão divididos entre as Diretorias de Unidades de Conservação (Dirucs) e os demais setores da superintendência, e serão pilotados somente por agentes habilitados. Mas estarão disponíveis para apoiar trabalhos de todos os setores do Instituto”, afirmou a superintendente da Sucon, Marcela Versiani.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543