O Instituto Brasília Ambiental participou, nesse domingo (3), das ações do Dia de Plantar – data incluída no calendário oficial do Distrito Federal, por meio do Decreto 44.606/2023. Na ocasião, foram plantadas cerca dez mil árvores, em diversas unidades de conservação da autarquia e em áreas externas pré-estabelecidas.
Para celebrar a data, o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará, recebeu a vice-governadora, Celina Leão, representantes de vários órgãos do GDF e dezenas de voluntários para o plantio de 200 mudas. A ação também ocorreu, simultaneamente, no Parque Distrital do Gama; Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia; Parque Ecológico Asa Sul; Parque Distrital das Copaíbas, no Lago Sul, Parque Ecológico do Varjão e em diversas Regiões Administrativas do DF.
A iniciativa é fruto de parceria entre o Brasília Ambiental, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF), a Secretaria de Governo do DF (Segov), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Movimento Regenerativo Tempo de Plantar (sociedade civil) e o Instituto Arvoredo (sociedade civil), que se mobilizaram para promover o evento, mapeando os locais de plantio, viabilizando mudas nativas do Cerrado e insumos, bem como a escavação das valas, carinhosamente chamadas de “berços”.
Mais ações – No sábado (2), o Instituto Brasília Ambiental inaugurou um viveiro de mudas no Parque Ecológico do Lago Norte. As plantas cultivadas no local irão atender as atividades comemorativas relacionadas ao meio ambiente, além de formação de mudas e recuperação de áreas degradadas.
A ação contou com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), que doou 50 mudas nativas e do Viveiro da QL 6 do Lago Norte, que doou 20 mudas nativas do Cerrado. O plantio foi realizado pelas crianças, jovens e chefias do Grupo Escoteiro Gavião Real, que desenvolve atividades na Unidade de Conservação há 10 anos.
O viveiro foi construído com recursos disponibilizados pelo Ministério Público por meio do Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas – Brasília I e Especializadas.
Veja mais fotos:
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543