14/02/23 às 10h02 - Atualizado em 14/02/23 às 10h02

População de Sobradinho é chamada para debater sobre meio ambiente

O Instituto Brasília Ambiental promove, nesta quarta-feira (15), reunião com as Administrações Regionais de Sobradinho e Sobradinho II, e as comunidades dessas duas regiões, para tratar sobre a consulta pública das Unidades de Conservação da Unidade Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho (UHRS). O encontro acontece, às 19h, na sede da Administração de Sobradinho.

“Será uma reunião muito importante porque vamos falar sobre o instrumento Consulta Pública, explicar o que é, para que serve, quando foi criado, como utilizá-lo, entre outras informações. E vamos também recepcionar as contribuições da população local, diretamente envolvida e interessada na melhoria das Unidades de Conservação”, explica o secretário executivo do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes.

Visita técnica.

O secretário e equipe técnica do Instituto visitaram recentemente o parque recreativo e ecológico Canela da Ema (Sobradinho II) e as nascentes do ribeirão Sobradinho. Ambas as visitas foram acompanhadas pelos administradores das respectivas Regiões Administrativas (Ras), Diego Matos e Gutemberg Tosatte Gomes.

Moraes enfatiza que essas visitas são fundamentais para que o Brasília Ambiental entenda a necessidade de requalificação desses espaços. “A vistoria in loco no conjunto de nascentes do Ribeirão Sobradinho, por exemplo, nos ajudou a sedimentar o entendimento da importância ecológica daquele espaço, que deve se tornar, mais à frente, uma Unidade de Conservação, sob a gestão do Brasília Ambiental. Verificamos que ela apresenta alguns atributos sensíveis que precisam de uma intervenção meio que imediata. O intuito da nossa visita foi entender in loco a dimensão desse problema, e contribuir, como for possível, em uma ação de governo para pensar soluções para essa questão”, esclarece o secretário.

Diego Matos ressalta a necessidade de os moradores da RA terem participação ativa nas audiências públicas. Segundo ele é uma ferramenta para que eles possam contribuir com a qualidade de vida da cidade. “É de extrema importância a comunidade participar da gestão das Unidades de Conservação de Sobradinho II. A iniciativa do Brasília Ambiental vai possibilitar nossa população manifestar suas opiniões e sugestões nas audiências públicas. Estaremos todos unidos pelas melhores resoluções para conservar o meio ambiente da nossa cidade. Esse feito é de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida de todos nós”, enfatiza.

Gutemberg Tosatte Gomes endossa que a preservação das UCs é muito importante às RAs, e que isso está atrelado à participação das comunidades. “Estamos bem otimistas com relação à participação da comunidade nas audiências públicas. Sobradinho tem grandes riquezas que precisam ser conservadas e isso trará grandes benefícios à nossa comunidade. De antemão já agradecemos a iniciativa do Brasília Ambiental, dando oportunidade para a população participar ativamente desses processos em prol do meio ambiente”.

O Brasília Ambiental está com consulta pública virtual aberta no seu site para a criação e recategorização de UCs da bacia hidrográfica do ribeirão Sobradinho desde o dia 31 de janeiro, e permanecerá até 2 de março. Os estudos técnicos para embasar essa consulta estão disponíveis no mesmo endereço, assim como o vídeo institucional com mais informações sobre a proposta. As contribuições poderão ser recebidas via protocolo no Instituto ou pelo e-mail ucrb@ibram.df.gov.br .

O estudo técnico e a proposta de poligonais envolvem seis UCS compreendidas na UHRS: o parque ecológico e vivencial de Sobradinho; os parques ecológicos dos Jequetibás e Sementes de Itapoã; parque recreativo de Sobradinho II; parque de Centro de Lazer e Cultural Viva Sobradinho; e parque recreativo e ecológico Canela da Ema.

O Instituto esclarece que a consulta pública não é deliberativa. As contribuições são recepcionadas para aperfeiçoar a proposta. A realização da consulta confere transparência às ações do Governos do Distrito Federal (GDF). A comunidade ganha em poder participar e contribuir e desenvolve o sentimento.