16/06/23 às 13h41 - Atualizado em 16/06/23 às 14h13

Brasília Ambiental entrega certificado à 1ª Reserva Natural particular do DF

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoveu na manhã desta sexta-feira (16), a cerimônia de entrega do Certificado de Reconhecimento da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) criada em âmbito distrital. Esse é um feito inédito concedido pela autarquia ambiental do Governo do Distrito Federal.

As RPPNs são Unidades de Conservação, de posse privada, com o objetivo de conservar a biodiversidade, as paisagens e a beleza cênica, sendo a iniciativa de sua criação voluntária. Neste sentido o presidente do Ibram, Rôney Nemer, congratulou a ação dos responsáveis pela Reserva Jardim Botânico, de propriedade da Cidade Empreendimentos Imobiliários S/A.

Entrega do certificado à 1ª RPPN distrital

“Estamos aqui para parabenizá-los e agradecer por essa parceria, no zelo com o meio ambiente e em preservá-lo. Em iniciativas, como a de vocês, todos saem ganhando, principalmente a sociedade, e estaremos sempre à disposição“, comentou Nemer.

O secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, também esteve presente e destacou a importância desse momento. “O meio ambiente só dá certo com cooperação e estarmos juntos com o setor privado é fundamental. No caso de hoje é uma unidade de conservação que já nasce com gestão e infraestrutura, sendo uma grande satisfação para nós.”

Além do presidente do Instituto e do secretário participaram do evento os proprietários do imóvel rural, Irone Claudino e Roberto Botelho, e o responsável técnico, Lúcio Rodrigues e outros representantes do Ibram e da empresa imobiliária.

A Reserva Jardim Botânico tem uma área de 46,33 hectares, possui quedas d’água e pode receber visitação, promover ecoturismo sustentável e pesquisa científica. Por ser uma UC, deverá ter seu plano de manejo aprovado pelo Ibram.

Certificado de Reconhecimento da 1ª RPPN distrital

“Hoje é um momento de celebrar, e ao mesmo tempo, agradecer por essa opção que os empreendedores tiveram em criar uma RPPN, pois também havia a possibilidade de ser uma servidão ambiental [renúncia voluntária do proprietário rural ao direito de uso em determinada área da sua propriedade] e a reserva é uma forma melhor de manter a proteção dessa área”, finalizou a superintendente de Unidades de Conservação o Instituto, Marcela Versiani.

Entre as responsabilidades do Brasília Ambiental estão a prestação de apoio e orientação, a realização de vistoria técnica, quando necessário, e a aprovação do plano de manejo da unidade de conservação. O Distrito Federal conta com outras seis RPPNs formadas, em âmbito federal, pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).