Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/18 às 11h52 - Atualizado em 30/10/18 às 14h02

Hospital Veterinário Público (HVEP)

Foto: Agência Brasília

 

Por que um Hospital Veterinário Público?

Os animais têm obtido cada vez mais espaço nas questões cotidianas dos cidadãos e o respeito a eles é marca de uma sociedade ética que reflete no bem comum de todos. Neste contexto, a sanidade dos animais domésticos é tema de significativa importância, especialmente porque interfere diretamente no equilíbrio do meio ambiente, no bem-estar dos animais e na saúde pública. A instalação de um Hospital Veterinário Público (HVEP) se baseia em uma estratégia que visa compreender e resolver os problemas contemporâneos de saúde criados pela convergência humana, animal e ambiental, conceito conhecido como “Saúde Única”. Esta abordagem vem incentivar a atuação conjunta para atingir saúde ótima para as pessoas, animais e do ambiente.

 

Existem diversas doenças que podem acometer simultaneamente animais silvestres, animais domésticos e o ser humano. Com o risco de transmissão inter-espécies, o HVEP exerce papel fundamental no conhecimento dos ciclos das doenças, seus reservatórios e suas formas de transmissão. Ademais, o hospital é importante para educação, prevenção e tratamento, de maneira a contribuir para a promoção da guarda responsável de animais.

 

Por fim, os animais domésticos são tutelados pelo Estado, e sua proteção é assegurada pelo artigo 225 da Constituição Federal, assim como pelo artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998). Ainda, a Lei Distrital nº 4.060/2007 estabelece em seu artigo 3º, inciso V, que é considerado maus-tratos deixar de prestar assistência veterinária a animal doente, ferido, extenuado ou mutilado. Logo, a disponibilidade de serviços públicos veterinários é essencial, tendo com principal objetivo o atendimento com dignidade e respeito, de modo gratuito e universal.

 

A Parceria IBRAM e Anclivepa/SP

O IBRAM, como executor da política ambiental distrital, disponibilizou recursos de compensação ambiental para reformar um prédio localizado no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga. Para sua operacionalização foi lançado o Edital de Chamamento Público 1/2018 para firmar parceria entre Governo e Organização da Sociedade Civil (OSC).

 

A Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa/SP) foi a instituição que melhor pontuou no chamamento público nacional realizado. A entidade tem sede no estado de São Paulo, onde administra outros quatro hospitais veterinários públicos.

 

A finalidade da parceria envolve a disponibilidade de profissionais, equipamentos, mobiliário, material de consumo e demais itens necessários à prestação de serviços veterinários para cães e gatos, dentro das especialidades de ortopedia, oncologia, dermatologia e oftalmologia. O escopo do HVEP envolve recepção e triagem, atendimento clínico (incluindo emergenciais), atendimento cirúrgico, realização de exames laboratoriais e de imagem, acompanhamento dos tratamentos, gestão dos medicamentos e gestão de prontuários. A equipe é composta por médicos veterinários, técnicos e apoio administrativo.

 

Para acessar o Termo de Colaboração, Plano de Trabalho, valor total da parceria e valor da remuneração da equipe clique aqui.

 

Localização

A unidade de Brasília, com 540 metros quadrados, fica no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O acesso pode ser feito pela QNF 14, ao lado do SESI.

 

Para visualizar a localização do HVEP no Google Maps clique no link abaixo:

https://goo.gl/maps/6hns2sz7Sjs

 

Horário de atendimento e informações gerais de funcionamento.

O hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A entrega das senhas ocorre das 8 às 10 horas ou até o limite de senhas diárias ser atingido. Emergências são atendidas ate às 15 horas.

 

É importante que a pessoa compareça no local com o documento pessoal, comprovante de residência e, quando houver, o cartão de vacinação do animal, para fins de atendimento e cadastro.

 

Clique aqui e confira o calendário de funcionamento do HVEP.

 

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

IBRAM

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543