Recinto localizado na sede administrativa do Parque Ecológico Três Meninas, gerido pelo Instituto Brasília Ambiental, está passando por uma grande transformação: o local que antes era um depósito de materiais fora de uso se tornará uma sala de aula do projeto Parque Educador, para melhor atender os estudantes na Unidade de Conservação localizada em Samambaia.
Já foram executados os serviços de limpeza e retirada de todo o material armazenado. Agora estão sendo feitos ajustes na parte elétrica, a troca de vidros e a finalização da pintura. A sala receberá ainda um painel artístico com inspiração no tema Cerrado para decorar e torná-la um local mais lúdico e agradável.
“O objetivo de toda essa ação que está sendo feita pelo Instituto é valorizar esse espaço e poder acolher os participantes do Parque Educador em um ambiente mais confortável, pois, no momento, onde estão sendo ministradas as aulas tem uma área menor. Já o novo local que será disponibilizado ao projeto é bem mais amplo”, informou o técnico de Atividades de Meio Ambiente, Paulo dos Santos.
Com isso, o Parque contará com duas salas: a que será entregue, reservada para as atividades de Educação Ambiental e a outra já existente, que é utilizada também para atividades da comunidade e será destinada para aulas de dança e ginástica de idosos. A previsão é que a reforma seja finalizada em até quatro semanas.
Parque Educador – O Programa, iniciado em 2018, foi pensado e idealizado para fortalecer a educação ambiental, ampliar o espaço educativo das escolas públicas e aumentar a integração dos parques com a comunidade. Os conteúdos ministrados em sala de aula são ampliados por meio de trilhas guiadas, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências com a natureza.
As atividades são desenvolvidas por professores capacitados e disponibilizados pela Secretaria de Educação. O diferencial deste projeto de receptivo é que cada turma inscrita participa de um ciclo de aulas planejadas e encadeadas ao longo do semestre, o que possibilita um processo de sensibilização mais profundo junto aos estudantes.
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