O Instituto atinge meta estipulada pelo Planejamento Estratégico, onde a quantidade de vagas para treinamentos deveria equivaler 70% da quantidade de servidores
A presidência do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizou na última semana, evento de entrega de carta de elogios aos servidores que ministraram cursos de capacitação durante todo o ano de 2014. O objetivo é contemplar o esforço dos servidores e também estimular os demais.
Ao todo, 13 servidores tiveram seus trabalhos reconhecidos e foram homenageados. O presidente do Ibram, Nilton Reis, destacou a importância da láurea. “Esse reconhecimento é muito importante porque cada um que está aqui se esforçou e dedicou um tempo do seu dia para compartilhar o conhecimento. São servidores que realmente gostam do que fazem”, ressaltou.
As ações aconteceram dentro do Planejamento Estratégico de 2014, em que foi estipulada uma meta em que a quantidade de vagas para treinamentos deveria equivaler a 70% da quantidade de servidores lotados no Instituto. O diretor substituto da Diretoria de Gestão de Pessoas, Rogério de Castro Duarte e Silva, lembrou com orgulho que a meta foi atingida. “Graças ao empenho de todos conseguimos atingir os objetivos e agora temos o grande desafio de continuar este trabalho”, lembrou.
A chefe da Unidade de Administração Geral (UAG), Alessandra do Valle Abrahão Soares, lembrou que o treinamento interno é essencial para o funcionamento do órgão. “É muito importante para o Ibram o plano de capacitação interno. Essa homenagem é apenas um pedaço da gratidão do Ibram aos servidores que se comprometeram a transmitir seu conhecimento”, disse.
Opinião dos profissionais
O Gerente de Tecnologia da Informação, José Tadeu Silva, ministrou um dos cursos mais concorridos, o de Excel Intermediário, e lembrou que a capacitação foi muito importante para os trabalhos diários. “Focamos os cursos conforme as necessidades do nosso dia-a-dia e com isso conseguimos agregar conhecimento às necessidade do órgão”.
A Analista de Atividades de Meio Ambiente, Ana Paula de Morais Lira Gôuvea ministrou o curso de dendrologia, e lembrou a importância da capacitação. “A transmissão de conhecimento é muito importante não só para o Ibram, mas para a comunidade”.
Mariangelica de Almeida, ministrou a aula de Legislação Ambiental está otimista com os resultados obtidos. “O Distrito Federal verá o que é educação ambiental de verdade. Vamos Ocupar parques e também transmitir conhecimento à população”, conta.
Para a realização das atividades “foi fundamental a força de vontade de cada um”, lembrou a gerente substituta da Gerência de Desenvolvimento, Lúcia Zamboni. A servidora além de agradecer o empenho de todos, também foi lembrada pelo empenho e dedicação. Nilton Reis agradeceu o esforço da servidora, em planejar toda a organização das capacitações, e destacou que seu papel foi fundamental. “É muito gratificante ver alguém que trabalha gostando do que faz e passando isso para os outros colegas”, ressaltou.
Curso de dendrologia, ministrado por Ana Paula de Morais Lira Gôuvea
Plano de Capacitação e Desenvolvimento
Por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Ibram contratou serviços de consultoria especializada para elaboração de seu Plano de Capacitação e Desenvolvimento (PCD).
O PCD 2014-2015 foi criado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais dos servidores, e também para disseminar os princípios e valores norteadores dos comportamentos profissionais desejados.
A estruturação de um plano de capacitação institucional proporcionou uma potencialização na utilização do orçamento, ou seja, com menos recursos disponíveis foi possível capacitar uma quantidade maior de servidores.
Veja a lista dos profissionais homenageados:
João Bosco Teixeira Sampaio – Identificação de Aves Silvestres
Ana Paula de Morais Lira Gôuvea – Dendrologia
Ana Gabriela Lima Ortiz– Introdução ao Software quantum- gis
Natália dos Anjos– Gestão de Documentos
Marcia Adriana Monteiro de Lima – Gestão de Documentos
Diogo Prieto Chaves – Gestão de Documentos
José Tadeu Silva– Excel Intermediário
Mariangelica de Almeida – Legislação Ambiental
Tatiane Eugênia Rezende Correia – Introdução ao Software quantum- gis
Lorena Ribeiro de Almeida Carneiro– Introdução ao Software quantum- gis
Amanda Caldas Porto– Introdução ao Software quantum- gis
Juliana de Castro Freitas – Introdução ao Software quantum- gis
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543