Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/22 às 10h07 - Atualizado em 31/03/22 às 13h33

Servidor do Brasília Ambiental é homenageado por defesa de recursos hídricos

COMPARTILHAR

Em sessão solene sobre o Dia Mundial da Água (22), o gerente de regularização fundiária do Instituto Brasília Ambiental, Renato Prado, recebeu moção de louvor, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por seus trabalhos prestados em defesa dos recursos hídricos na capital federal.

 

Prado entende a homenagem como um reconhecimento, pela Casa legislativa, frente às atividades que desempenha como servidor do Brasília Ambiental, mas não atribui só a si o trabalho realizado. “Como participo de uma equipe, estendo essa moção aos demais membros. Muito do que eu faço tem a ver com o que eles me permitem fazer, em função dos trabalhos anteriores deles, e do acompanhamento deles ao meu próprio trabalho”, ressalta.

 

Para o servidor, a homenagem se deu em função da constatação da importância da sua trajetória e da equipe, dentro do Brasília Ambiental, no tocante à delimitação de poligonais das Unidades de Conservação (UCs). “Venho desenvolvendo esse trabalho dentro do Instituto hoje primeiramente como servidor e mais recentemente como gerente, mas desde sempre tive o total apoio tanto dos superiores quantos dos colegas”, reconhece.

 

Renato Prado é engenheiro ambiental formado pela Universidade Federal de Tocantins. Ingressou no Brasília Ambiental em 2012, por meio de concurso público para o cargo de analista de atividades de meio ambiente, depois migrou para a carreira de infraestrutura.

 

No Instituto, o engenheiro trabalhou inicialmente no licenciamento ambiental. Em 2014 foi para a Superintendência de Unidades de Conservação – antiga Sugap, hoje Sucon -, onde percebeu, segundo ele, uma lacuna operacional no órgão, no tocante à definição de poligonais das UCs. Na sua avaliação essa atividade era negligenciada à época. Então, trabalhou duro para mudar esse quadro.

 

“Depois de uns cinco anos trabalhando nessa demanda, consegui fazer com que a definição de poligonais das UCs tivesse a importância devida na agenda do órgão, que constituiu uma gerência de regularização fundiária, à qual estou gerente”, conta, acrescentando que hoje a gerência está lidando com quase 40% das UCs que necessitam de (re)definição de poligonal.

 

A sessão solene que marcou o Dia Mundial da Água na CLDF teve origem no requerimento apresentado pelo deputado Leandro Grass (PV), que também presidiu a reunião.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543