Na manhã desta segunda-feira (30), a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), em parceria com o Instituto Brasília, promoveu um Seminário de Mobilização para o Dia de Plantar. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, incluindo autoridades, representantes de administrações regionais, ambientalistas e membros da sociedade civil.
Em junho, o governador Ibaneis Rocha anunciou uma série de medidas em prol do meio ambiente do Distrito Federal, incluindo a criação do Dia de Plantar, celebrado no primeiro domingo de dezembro, dedicado ao plantio de mudas nativas do cerrado.
O seminário, que aconteceu no Edifício Central Park, na Asa Norte, em colaboração com a Novacap, a Secretaria de Governo do Distrito Federal e o Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, teve como objetivo principal esclarecer as diretrizes legais e ambientais para o plantio de árvores, destacando a importância da ação conjunta entre o governo e a sociedade civil.
O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, enfatizou a importância da participação ativa dos voluntários da sociedade civil, destacando que a conservação do meio ambiente depende do comprometimento de todos.
“É muito importante essa conexão com a sociedade civil. Nós não conseguimos nada sem a presença de vocês. Aliás, eu estou como secretário do Meio Ambiente, mas sou do balcão de lá. São voluntários que saem de casa para cuidar do meio ambiente porque acreditam num mundo melhor”, disse.
Milhão de árvores – Para o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, as parcerias são muito importantes. Ele ressaltou que “estamos fechando um Acordo de Cooperação Técnica com uma ONG que vai nos fornecer 1.000 mudas de árvores nativas do Cerrado para nos auxiliar no Dia de Plantar”. Durante o evento, a superintendente das Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Instituto, Marcela Versiani, foi uma das palestrantes do evento.
Já o presidente e idealizador do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, Paulo César Araújo, comemorou o sucesso do seminário, destacando a importância da parceria entre a sociedade civil e o governo em prol do meio ambiente. “O seminário é um momento oportuno para celebrar a caminhada que está sendo realizada, em conjunto com a sociedade civil e o governo, em função dos cuidados com a natureza”.
O governador Ibaneis Rocha respondeu ao pedido da sociedade civil ao promulgar o decreto 44.606/23, que designa o primeiro domingo de dezembro como o Dia de Plantar uma Muda de Árvore Nativa do Cerrado no Distrito Federal. O objetivo é plantar um milhão de árvores do cerrado por ano no DF, em consonância com as medidas assinadas durante a semana do Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543