Quem esteve na manhã desta quinta-feira (26), na sede do Instituto Brasília Ambiental, numa visita de cortesia, foi o secretário de Estado de Relações Institucionais do DF (Serins), Vitor Paulo. Na ocasião, recepcionado pelo presidente Cláudio Trinchão, foi discutido, durante a reunião, assuntos relevantes como as formas de financiamento do Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar do Distrito Federal (SIMQar).
O projeto que será realizado no Instituto pela Diretoria de Emergências, Riscos e Monitoramento (Direm), visa instituir um melhor gerenciamento da qualidade de ar do DF. Prevê, dentre outros produtos, a produção do Inventário das Fontes de Poluição do Ar, instalação da uma rede de monitoramento da qualidade do ar nos moldes previsto pelo Ministério do Meio Ambiente, a modelagem da qualidade do ar, e estudos de impactos da qualidade do ar na saúde da população local. A captação de recursos para esta iniciativa é na ordem de R$ 25 milhões e será feita pela Secretaria de Relações Institucionais.
Também esteve presente no encontro, o subsecretário de Articulação Federal da Serins, Daniel Amaral; e pelo Brasília Ambiental, o secretário-geral Thúlio Moraes e a chefe de Gabinete, Luciana Santos.
A Serins tem como competência, entre outras, a de coordenar as relações institucionais com os demais Poderes do Distrito Federal e com os Poderes da República e dos Governos Estaduais e Municipais. Assim como articular junto à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e demais entes da Federação, inclusive o Congresso Nacional.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543