Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/21 às 18h12 - Atualizado em 29/10/21 às 8h26

Reservas Particulares Naturais é tema de capacitação realizada pelo Brasília Ambiental

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Diretoria de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária (Dipuc), promoveu, nos dias 13 e 14 de outubro, a 1ª Oficina de Capacitação em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). O curso inédito teve a proposta de qualificar os servidores do órgão sobre as peculiaridades dessa categoria de unidade de conservação de uso sustentável.

 

Em ambiente totalmente virtual, 33 participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre o contexto histórico e a evolução das RPPNs no Brasil com abordagens sobre gestão, manejo e procedimentos necessários para a criação de uma Reserva Particular.

 

“Esta foi a primeira capacitação em criação de Reservas Privadas no Brasília Ambiental, a ideia é que ainda neste ano sejam dadas continuidade às ações de qualificação com a realização de um curso e um workshop sobre a criação e gestão dessas Unidades de Conservação”, comentou a diretora de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária, Carolina Lepsch.

 

O evento gratuito e sem ônus para o órgão foi ministrado pelo especialista Luciano Souza, que atua na área ambiental há mais de 20 anos. O profissional já participou da criação de cerca de 600 RPPNs em todo Brasil e realiza diversas oficinas sobre o tema para técnicos ambientais.

 

Conceito – Reserva Particular do Patrimônio Natural, comumente chamada de RPPN, é uma categoria de unidade de conservação, de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. Surge pela vontade do proprietário, ou seja, sem desapropriação do imóvel rural ou urbano.

 

RPPNs são importantes por contribuem para a ampliação das áreas protegidas e a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros. Possibilitam, ainda, a participação da iniciativa privada no esforço pela conservação da natureza.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543