O ano de 2023 da Presidência (Presi) do Instituto Brasília Ambiental foi fortemente marcado por mudanças: na gestão da autarquia, nos métodos de trabalho e em sua estrutura administrativa. Novos desafios superados e a finalização do período com o reconhecimento em transparência.
Logo no mês de março, Rôney Nemer, servidor da carreira de fiscalização de atividades urbanas aposentado foi empossado ao cargo de presidente do Instituto. Na ocasião da cerimônia de posse, Nemer discursou para os servidores presentes sobre a importância da união e do fortalecimento do órgão por meio de seus profissionais.
“Nestes quase dez meses à frente do Brasília Ambiental, buscamos construir uma gestão compartilhada, o que permitiu colher bons frutos e, meu maior orgulho, é dividir isso com uma equipe muito dedicada e capaz”, reconhece o dirigente da autarquia.
Os meses se sucederam com importantes modificações, a exemplo da gestão portas abertas, com a implantação de atendimentos e escuta presencial das demandas do público interno e externo e a unificação das assessorias da presidência e da secretaria executiva para dar mais fluidez ao serviço.
Com base em dados fornecidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em 2023 foram gerados pela presidência 9.516 processos e 1.758 recebidos. Os números foram superiores em comparação com o ano anterior, que registrou 9.282 gerados (acréscimo de 2,52 percentuais) e 1.274 recebidos (aumento de 37,99%), evidenciando o crescimento no fluxo e nos atendimentos prestados pela unidade.
Premiação – E o ano da nova gestão do instituto foi finalizado com o Brasília Ambiental sendo vencedor do Prêmio ITA (Índice de Transparência Ativa), concedido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).
A autarquia ambiental já havia ganhado este reconhecimento nos anos anteriores e confirmou a conquista também em 2023 alcançando o nível máximo na divulgação das informações de interesse público para os cidadãos.
“O prêmio consagrou os esforços da Comissão de Transparência Ativa e Acesso à Informação (CTAI), ligada a presidência do Instituto, ao atender a todos os critérios nas avaliações periódicas no serviço ativo de divulgação das informações no site. E, em parceria com os trabalhos da Ouvidoria, também cumpriu com as regras do Novo ITA, no quesito transparência passiva, mantendo-se no patamar de órgão 100% transparente”, finaliza o secretário executivo do órgão, Valterson da Silva.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543