Pelo menos sete mil animais cadastrados pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) no Programa de Manejo Populacional de Animais Domésticos do DF, que oferece castração gratuita em cães e gatos, têm seu atendimento garantido ao longo dos próximos meses graças à liberação de mais 700 mil reais pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-DF) por meio do Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal (Funam). A terceira etapa da campanha de cadastramento de 2017 se encerrou ontem, 23.
O aporte financeiro ao projeto de castração, realizado anualmente pelo IBRAM, foi publicado hoje, 24, no Diário Oficial. Com os recursos, o órgão investe em parcerias com clínicas especializadas para a triagem dos animais e os procedimentos cirúrgicos de castração – ovário salpino, histerectomia e orquictomia em cães e gatos. Indolor e de rápida recuperação, essas intervenções também garantem mais saúde aos animais.
Mas, o objetivo principal é o manejo populacional como forma de diminuir o eventual impacto da invasão desses animais em unidades de conservação e ambientes naturais. Desde 2016 já foram castrados mais de 4,5 mil animais em várias regiões do DF. O Programa se volta prioritariamente a populações de menor renda responsáveis pelos animais, além de idosos. Mas, qualquer pessoa pode se cadastrar durante as campanhas para ocupar as vagas remanescentes e inscrever até dois animais.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543