Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/21 às 11h58 - Atualizado em 24/09/21 às 11h58

Qualidade da água da Esecae é tema do Compartilhando Saberes

Mais uma edição do Projeto Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes foi realizada, nessa sexta-feira (24), por meio do Youtube do Brasília Ambiental. Nesse mês, tivemos a servidora Renata Machado Mongin falando sobre do seu trabalho de mestrado Análise estatística multivariada do monitoramento da qualidade da água: O caso da Estação Ecológica de Águas Emendadas.

 

Durante a transmissão ao vivo, a palestrante explicou que conhecer as fontes responsáveis pela variabilidade da qualidade das águas auxilia na tomada de decisões para que os corpos hídricos atendam aos usos preponderantes. As redes de monitoramento são onerosas; portanto, é preciso dimensioná-las, com atenção às peculiaridades, de forma a ter resultados significativos com menor custo possível.

 

Nesse contexto, seu trabalho utilizou ferramentas estatísticas para propor uma rede de monitoramento mínima para a Estação Ecológica Águas Emendadas.

 

Lotada na Diretoria de Conservação e Recursos Hídricos (Dicon), Renata Mongin é bacharel em Geologia e Analista em Planejamento Urbano e Infraestrutura do Instituto Brasília Ambiental desde 2010.

 

Incentivo – Compartilhando Saberes é uma iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da autarquia para incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade.

O projeto é destinado aos servidores que tiveram usufruto do afastamento para participar de programa de pós-graduação stricto senso, conforme o artigo 161 da Lei Complementar 840/2011, e retornaram para suas atividades.

 

Quem tiver interessado em conferir a edição da exposição sobre o tema, basta conferir aqui.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543