Governo do Distrito Federal
16/12/21 às 18h28 - Atualizado em 3/01/22 às 10h32

Plantio marca reabertura do Parque dos Jequitibás

COMPARTILHAR

Um plantio de 100 mudas nativas do Cerrado marcou a reabertura do Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, na manhã desta quinta-feira (16). A unidade, que estava fechada para manutenção e retirada de 46 árvores angico que representavam risco aos frequentadores, recebeu novas mudas de Jacarandá-mimoso, ingá, copaíba, umburana, ipê-rosa, saboneteira, paineira, Maria preta, pimenta-de-macaco, tamboril e Árvore-da-chuva.

 

Quem aprovou a iniciativa foi a frequentadora Iliana Fornazier, conhecida na

região como “Magrella”, que plantou sua muda, prometeu escolher um nome

e acompanhar o crescimento da planta. Ela também é a responsável pela

“Árvore da Amizade”, decorada na entrada da UC para incentivar a interação

da população. “Cada enfeite natalino foi colocado por uma pessoa que fica

contente de passar um tempo no parque”, explicou.

 

 

Já o administrador da unidade, Gesisleu Darc, contou que para compensar a extração de angicos, os voluntários plantaram 61 mudas na área principal do parque, onde ocorreu a retirada, e o restante nos demais espaços. “O trabalho realizado hoje faz parte de um processo de cuidado com o parque e a população, começando pela erradicação das árvores que estavam em risco de queda e a conclusão do plantio com um número duas vezes superior ao que foi retirado”.

 

A diretora de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental (Diruc I), Andryelle Castro, também reforçou a importância da ação. “O plantio das mudas tem o objetivo não só de repor, mas de arborizar mais ainda o local. Muitas pessoas passaram por aqui para plantar suas árvores e aproveitar o parque com segurança”, comemorou.

 

Lazer- O Parque Ecológico dos Jequitibás abriga mata ripária em sua maior parte conservada, por onde flui o ribeirão de Sobradinho, e possui também árvores de grande porte, como o próprio Jequitibá, que o nomeia, além de outras espécies típicas, oferecendo um cenário de grande beleza aos visitantes, que contam ainda com parquinho infantil, espaço para caminhada, trilhas, anfiteatro, PEC, circuito inteligente, quiosque, anfiteatro, pista de skate, quadra poliesportiva e sede administrativa.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543