19/11/21 às 15h15 - Atualizado em 26/11/21 às 8h33

Parque Veredinha receberá plantio de mil mudas

O Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia), começa a receber, na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h30, o plantio de mil mudas, marcando o início do XX Plantio das Águas e do Projeto Simplesmente Plantar, eventos voltados para a comemoração do 1º Dia da Consciência Ambiental de Brasília. A iniciativa contará com a participação de estudantes das escolas públicas da Região Administrativa de Brazlândia.

Plantio das Águas é uma iniciativa do Movimento Ecos do Cerrado em parceria com o Instituto Brasília Ambiental. A realização conjunta já ocorre há oito anos em várias Unidades de Conservação (UC’s) administrados pelo órgão. Só no Parque Veredinha o projeto já resultou no plantio de mais de 10 mil mudas. A ação existe desde 2000 e contabiliza 180 mil mudas plantadas.

Entre as espécies nativas que serão plantadas encontram-se acácia monjoleiro, angico, cedro, cega machado, embaúba, fruta sabiá, ingá, ingá metro, jatobá, jenipapo, jerivá, mama cadela, mirindiba, mutamba, pau formiga, pororoca, saboneteira, taipoca, tamboril e tapia.

Para o agente de Unidades de Conservação, atuante no Veredinha, Diego Gordinho, a parceria com o Movimento Ecos tem sido de extrema importância para os plantios periódicos nas UCs e parques.

O coordenador do Movimento Ecos do Cerrado, Edimir Moreira, também ressalta a importância conjunta no cuidado com o meio ambiente, e explica que desde o ano passado o Plantio das Águas “tem como objetivo homenagear as vítimas da Covid-19”.

Consciência – Moreira, que é autor da sugestão da criação do Dia da Consciência Ambiental, criado pela Câmara Distrital, ressalta a importância da sua ocorrência em novembro, mês que inicia o período de chuvas e a época mais propícia para o plantio. “Todas as datas voltadas para o meio ambiente se concentram no primeiro semestre do ano e na época da seca”, lembra.

Além das mudas que serão plantadas no Veredinha, o Plantio das Águas destinará mais cinco mil mudas para outros Parques Ecológicos. As mudas são oriundas de vários parceiros, entre eles as Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Justiça e Cidadania (Sejus), além do próprio Movimento Ecos do Cerrado.