Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/21 às 8h24 - Atualizado em 20/09/21 às 15h52

Parque Saburo Onoyama reabre nesta quarta (15) à população

A Instrução Normativa nº. 27 do Instituto Brasília Ambiental, publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), determina a abertura do Parque Ecológico Saburo Onoyama, localizado em Taguatinga Sul. A unidade de conservação estava fechada desde o ano passado, cumprindo medida protetiva do GDF contra a proliferação do coronavírus.

 

Veja aqui a IN

 

A Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Instituto esclarece que a reabertura do parque, marcada para esta quarta-feira (15), atende à solicitação da comunidade e da Administração Regional de Taguatinga. Mas faz a ressalva de que a piscina permanecerá fechada.

 

A superintende da Sucon, Rejane Pieratti, lembra que o uso da piscina inviabiliza a utilização de máscaras protetivas e o distanciamento físico entre as pessoas, medidas de segurança contra a covid-19, ainda necessárias. Explica que, justamente por isso, a decisão foi reabrir o parque, porém manter o espaço aquático fechado. “É uma medida focada, exclusivamente, na saúde dos frequentadores e usuários do parque”.

 

O Brasília Ambiental salienta ainda que para o parque se mantenha aberto é fundamental a colaboração da comunidade. Reconhece a importância dos frequentadores terem a Unidade de Conservação para o lazer, contato com a natureza, desestressar, praticar esportes, enfim, se apropriar do parque que é seu. Mas reforça para que todos mantenham as medidas protetivas como uso de máscara, distanciamento e uso de álcool gel.

 

O Saburo Onoyama foi fechado junto com todas as outras Unidades de Conservação (UCS) no início da pandemia da covid-19. Porém, ainda não tinha sido reaberto por ser uma das unidades que recebe um grande público. Tem essa característica porque, além dos seus atributos ecológicos e equipamentos de atividades físicas, conta com uma piscina muito utilizada pela comunidade, principalmente, nos fins de semana, se tornando um gerador de aglomeração, esclarece a superintendente.

 

O Parque Ecológico Saburo Onoyama, localizado em Taguatinga Sul, funcionará diariamente, das 6h às 18h.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543