A área de nascentes do córrego Veredinha, no parque ecológico Veredinha, em Brazlândia, ganhou, nesta segunda-feira, 5, plantio de cem mudas de espécie típicas do Cerrado. A ação, idealizada pelo Instituto Ecos do Cerrado, integra a programação de atividades referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente do Instituto Brasília Ambiental, administrador da Unidade de Conservação.
O agente de Unidade de Conservação, Marcos João da Cunha, que atua no parque, destaca que o plantio foi realizado com a intenção de recuperar a vegetação no entorno da nascente. “Essa área foi utilizada por muito tempo pela população pra captar água, lavar roupas, entre outras atividades. E isso degradou bastante todo o entorno”, explica.
Foram plantadas mudas de buriti, copaíba, landim, coco guariroba, barriguda, jenipapo, entre outras espécies de área úmida. Além da participação dos servidores do Brasília Ambiental e de membros do Instituto Ecos, a iniciativa contou com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), da Funatura e do grupo de voluntários do parque ecológico.
Veredinha – A Unidade de Conservação parque ecológico Veredinha conta com muitas nascentes de águas límpidas que brotam no seu interior. Possui vegetação variada, entre matas de galeria, cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem, que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas. Próximas à UC estão a Brasília Menino Jesus de Praga e a Lagoa de Brazlândia, grandes atrativos turísticos do Distrito Federal. A unidade conta também com uma sala no pavimento superior da sua sede administrativa, estruturada para atividades de para educação ambiental.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543