Cerca de 80 estudantes da Escola Classe 604 de Samambaia e membros da administração regional local visitaram na manhã desta terça (6), o parque ecológico Três Meninas, administrado pelo Instituto Brasília Ambiental. A visita faz parte da programação da autarquia – que vai se estender por quase todo o mês de junho – relativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem (5).
Guiados pelos agentes da unidade de conservação (UC), Wesley Oliveira Miranda e Paulo Barbosa dos Santos, os estudantes percorreram os 900 metros da trilha ecológica do parque que conduz ao córrego Ribeirão Taguatinga, onde tiveram contato com as quedas d’água, riachos, vários tipos de plantas – inclusive com floração. Às margens do córrego, foi evidenciado o impacto da ação humana, mostrando os resíduos sólidos carreados pela chuva, que ali se encontravam, como garrafas pet e outros plásticos.
Wesley Miranda explica que não foi efetuada a coleta desses resíduos, como estava previsto, devido ao tamanho das crianças, que por serem muito pequenas, poderiam correr risco de acidentes. Mas a oportunidade foi útil para a ação de educação ambiental, cuja fala ressaltou os cuidados necessários no descarte correto do lixo, principalmente o de longa duração no meio ambiente, como o plástico, enfatizando os danos que o descarte equivocado causa aos recursos hídricos a exemplo do ribeirão.
Foi enfatizado para as crianças também a importância das nascentes e de preservar a vegetação próxima a elas para mantê-las vivas. Os estudantes receberam ainda explicação sobre a flora do parque, em especial sobre as samambaias, que nomeiam a região administrativa.
A visita não poderia deixar de passar pelo complexo histórico do parque, com as casinhas das três meninas que deram nome à unidade de conservação. Na ocasião, o agente aproveitou para deixar claro a história verdadeira e jogar por terra lendas urbanas que se espalharam pela cidade sobre as casinhas e as meninas. “A maioria dos estudantes estava visitando pela primeira vez o parque ecológico e muitos ficaram maravilhados com o local”, destaca Wesley.
Parque Educador – Na oportunidade, também foi apresentado para alguns membros da administração regional de Samambaia a sala do Programa Parque Educador, do qual a UC é uma das sedes. Foi também explanado sobre os objetivos do programa e seus bons resultados para a comunidade estudantil. “Nossa finalidade maior é trabalhar a sensibilização às questões ambientais”, evidencia o agente.
A cultura e a história de Brasília e Samambaia são retratadas no Parque Três Meninas. O local é uma antiga fazenda construída nos anos 60, onde se destacam três pequenas casas feitas pelos antigos proprietários para suas três filhas. Em meio a esse contexto histórico-cultural, o parque oferece ainda a seus visitantes pista de skate, parques infantis, quadras poliesportivas e ciclovia.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543