A Ouvidoria do Instituto Brasília Ambiental foi agraciada, na manhã desta quinta-feira (21), com uma Moção de Louvor durante a sessão solene em homenagem às Ouvidorias Públicas do Distrito Federal, realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento teve o objetivo de reconhecer, por meio de condecoração, o importante trabalho de receptivo das demandas dos cidadãos e de interlocução com os órgãos da administração pública distrital.
Na ocasião, participaram da composição da mesa de honra, o deputado e ouvidor da Câmara, Jorge Vianna – autor da proposta das condecorações -; a ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília da Fonseca; o desembargador Josaphá Francisco dos Santos; o ouvidor do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, Francisco Leite de Oliveira; a ouvidora substituta do Tribunal de Contas do DF, Juliane Azevedo e a ouvidora do Hospital Regional de Samambaia, Ingrid de Barros, representando todos os ouvidores dos órgãos presentes.
Jorge Vianna destacou o papel do ouvidor na escuta dos cidadãos mas que, ao mesmo tempo, em muitas situações não é ouvido pela própria gestão pública. “Se todas as ações de governo fossem executadas com o auxílio dos ouvidores teríamos políticas públicas muito mais bem elaboradas”, ponderou o parlamentar que protocolou o projeto de lei nº 634/2023 que dispõe sobre a participação dos ouvidores dos órgãos e entidades da administração pública na formulação, implementação e avaliação das políticas, visando garantir a participação desses profissionais em conselhos consultivos/deliberativos.
Na solenidade, o chefe da Ouvidoria do Instituto Brasília Ambiental, Eduardo Lamounier, foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à população, e comemorou a honraria concedida. “É muito importante esse reconhecimento, pois se trata de um serviço de muita comunicação com a população, em que o servidor tem que ter empatia, lidar com conflitos internos, de saber construir as pontes com os próprios servidores públicos dentro das unidades e buscando melhorias” disse.
O ouvidor enfatizou ainda a complexidade do trabalho de escuta prestado. “Não é um mero atendimento de ocasião, mas se reverte em um melhor funcionamento da toda a máquina pública se devidamente feito e se identificada às situações de melhorias que podem ser adotadas pelo órgão” finalizou o ouvidor da autarquia ambiental.
Rede de atendimento – As ouvidorias especializadas de cada órgão público do Governo do Distrito Federal, entre Administrações Regionais, Secretarias, Empresas Públicas, Autarquias e Fundações, possuem espaço destinado ao atendimento presencial, mas realizam também, o atendimento via internet, por meio do site Participa DF e da central telefônica 162.
São responsáveis por cadastrar, analisar, tramitar, acompanhar os registros recebidos, elaborar as respostas. Atuam também como Serviço de Informação ao Cidadão, referente à Lei de Acesso.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543