Um plantio de 200 mudas nativas do Cerrado será feito nesta sexta (13), às 10h, no Parque Urbano da Vila Planalto. A iniciativa faz parte do programa Tempo de Plantar, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) e pelo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
O parque da Vila será uma das unidades a ser atendida pelo Brasília, Cidade Parque no próximo ano. Para os próximos dias está previsto o início das obras da pista de caminhada, resultado do pagamento de uma compensação ambiental de R$ 300 mil. Comum à realidade do DF de invasões verdes, o parque passa por esta situação há anos. Esta será a primeira vez que a área será contemplada com melhorias. Para o parque estão previstos guarita, plauground, ponto de encontro, além de outras benfeitorias. “A área foi escolhida pelo Tempo de Plantar e a ideia é criar um cinturão verde para conter as invasões urbanas no local”, explica Nilton Reis, presidente do Ibram.
Pelo segundo ano consecutivo, a temporada 2013/2014 do Programa Tempo de Plantar iniciou-se em meados de novembro e vai até, aproximadamente, março, quando as chuvas, no DF, se encerram. O programa tem a meta de plantar, até o fim de 2014, cerca de um milhão de mudas nativas do Cerrado em áreas públicas, mananciais, parques e unidades de conservação, além dos plantios que serão feitos por meio do totem interativo, onde as pessoas plantam e recebem, por email, as mudas com seus nomes, georeferenciadas para posterior visitação. “Queremos criar nas pessoas uma ideia de pertencimento. O parque em que foi plantada aquela muda certamente receberá a visita de quem a plantou”, destaca Nilton.
O primeiro plantio do programa foi feito por alunos do Centro de Ensino da 316 Sul, ainda em novembro, a segunda ação foi feita no parque da Asa Sul também por alunos de escolas públicas e comunidade e a terceira foi no último sábado (07), no Parque das Garças, no Lago Norte, onde foram plantadas mais de 500 mudas, das 10 mil previstas para o local.
Outra ação de revitalização com plantio foi feita pela Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), no projeto, Rio São Bartolomeu Vivo, no Ribeirão Sobradinho, também nos dia 06 e 07 de dezembro. O mutirão, feito por alunos e comunidade, plantou mais de 10 mil mudas, nos dois dias. Este foi o quarto e último período de recuperação da área. Aproximadamente 600 mil mudas já foram plantadas na região e 282 dos 500 hectares das áreas degradadas, recuperadas.
Serviço
Ação do Programa Tempo de Plantar
Plantio de 200 mudas no Parque Urbano da Vila Planalto
Data: 13 de dezembro (sexta-feira)
Hora: 10h
Assessoria de Comunicação
Semarh e Ibram
Tel.: 32145623 ou 24
Email: ascommeioambiente@gmail.com” >ascommeioambiente@gmail.com“> ascommeioambiente@gmail.com” >ascommeioambiente@gmail.com e assessoriaibram@gmail.com” >assessoriaibram@gmail.com
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543