Os auditores fiscais da gerência de fiscalização de fauna do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA/PMDF) apreenderam na manhã desta quinta, 12/5, 25 passeriformes (aves popularmente conhecidas como pássaros ou passarinhos), um papagaio, 30 gaiolas e dois alçapões. Todo o material apreendido estava em situação irregular. Ao todo foram lavrados seis autos de infração ambiental, e aplicadas multas no valor de R$ 26 mil. As apreensões fizeram parte da Operação Desarmamento, que visa coibir o tráfico de passeriformes no Distrito Federal.
Entre as espécies apreendidas estão: tico-tico, galo-de-campina, coleiro, patativa, canário-da-terra, entre outros.
“A Fiscalização Ambiental tem importante papel no combate a criação irregular de passeriformes”, explicou o auditor fiscal de controle ambiental, Luiz Maranha, coordenador da Operação. Os animais apreendidos foram encaminhados ao CETAS do IBAMA.
A Operação, que envolveu duas equipes de auditores fiscais, foi realizada em residências suspeitas de criação irregular de aves silvestres na região administrativa de Planaltina (Mestre D`armas). O Setor de Inteligência da Gerência fez o levantamento e planejamento da Operação e as equipes se deslocaram até os locais mapeados. Na ação foram fiscalizadas cerca de 15 residências.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543