Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/24 às 18h06 - Atualizado em 10/05/24 às 18h06

ONDA: Brasília Ambiental treina servidores para uso de plataforma digital

COMPARTILHAR

Terminou nesta sexta-feira, 10/5, o curso sobre o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda) – Infraestrutura de Dados Espaciais – realizado pelo Instituto Brasília Ambiental para seus servidores e interessados. O treinamento teve duração de uma semana. Foi realizado na Escola de Governo (Egov) no período vespertino, e contou com 20 participantes.

 

O objetivo do curso, que vem sendo realizado desde 2020 e já formou cerca de 160 servidores, é capacitar os servidores para o uso da plataforma de dados de monitoramento da geoinformação ambiental do Distrito Federa, o ONDA. “O curso vem para apoiar a transição digital do Brasília Ambiental, que se baseia no princípio de construir suas próprias ferramentas, próprios produtos, e também fazer o compartilhamento dos dados ambientais”, explica Guilhermino Silveira Rocha, diretor de geoinformação do Instituto e coordenador da plataforma.

 

 O diretor detalha que esse compartilhamento de informações que a ONDA promove é interno e externo. “O que apoia as ações da autarquia nos ambientes de Ouvidoria e Ministério Público, por exemplo. E até mesmo cria condições para que a população tenha acesso aos dados ambientais, fomentando a transparência ativa na autarquia. Isso nos incentiva a construir mais conteúdos, fazer novas pesquisas e desenvolver novos produtos”, ressalta.

 

O presidente da autarquia, Rôney Nemer comemorou junto aos servidores a regulamentação da ferramenta. “O mundo hoje vive a base de satélites e imagens, a plataforma Onda será uma parceira importante para guiar-nos na atuação direta no eu se refere à prevenção e cuidado com o meio ambiente”, reforçou.

 

A partir dessa formação, os participantes devem ter condições de utilizar as principais ferramentas e construtores de ferramentas que a plataforma possui, além de reconhecer e entender novos padrões de informações. Esse tipo de treinamento também apoia o servidor na tomada de decisão porque o próprio servidor aprende a construir seus painéis e mapas usando as aplicações e ferramentas que estão disponíveis na plataforma. O próximo curso sobre o ONDA deve ocorrer em outubro, também na Egov.

 

Disciplinamento – O Brasília Ambiental também trabalha na elaboração de uma Instrução Normativa que vai disciplinar o uso da plataforma digital. “A IN vai institucionalizar o ONDA como nossa plataforma de geoprocessamento”, enfatiza a chefe da Assessoria da presidência do Instituto, Danyella Shayene. Segundo ela a IN deve estar pronta e assinada até o final da próxima semana.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543