Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/23 às 16h13 - Atualizado em 4/06/23 às 15h46

Ibram recebe homenagem da Câmara Legislativa por seus 16 anos

COMPARTILHAR

Em mais uma homenagem dos 16 anos do Instituto Brasília Ambiental, completados no domingo (28), a Câmara Legislativa do Distrito do Federal (CLDF) realizou, na manhã dessa segunda-feira (29), sessão solene em homenagem ao órgão. A reunião, proposta pelo deputado distrital e auditor-fiscal de Atividades Urbanas da Carreira Ambiental do Ibram, João Cardoso, contou com a presença do presidente da autarquia, Rôney Nemer, os ex-presidentes Gustavo Souto Maior e Nilton Reis, além de representantes das associações de servidores ligadas ao órgão, servidores e ex-servidores.

 

Para Rôney Nemer, o sentimento de poder fazer parte da história do Brasília Ambiental é o de gratidão. Segundo ele, a autarquia tem o difícil trabalho de garantir a proteção do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos hídricos do Distrito Federal; e os servidores do órgão têm papel fundamental para ajudar nesta missão institucional.

 

“Sempre digo que no Ibram todo dia aprendo algo novo. Tenho gratidão pelo corpo técnico que me ajuda muito. Para um órgão ter resultado, tem que existir uma aliança da gestão com os servidores, pois todos são importantes nesse processo”, ressaltou o dirigente.

 

O primeiro presidente do Instituto, entre 2007 e 2010, Gustavo Souto Maior, lembrou dos primeiros anos do órgão e a dificuldade de construir o órgão ambiental. Ele considera o Ibram como “filho”, que ajudou a gerar e dar os primeiros passos. “Deu muito trabalho nos seus anos iniciais de vida. Enfrentamos uma série de resistências que ainda existem no setor público em relação ao setor ambiental. Não existe sociedade desenvolvida no mundo que não tenha um setor ambiental governamental forte. O Ibram realmente se consolidou e é hoje referência no DF e em nível nacional. Um órgão respeitado e estratégico para o governo”, afirmou.

 

Já o deputado João Cardoso, lembrou os anos que atuou na autarquia ambiental e sua felicidade de poder realizar essa sessão solene. “Ontem foi aniversário de 16 anos do Brasília Ambiental. Um adolescente que já tem mostrado sua competência. Por meio desse órgão temos lutado pelo Cerrado. Sabemos que não é fácil, mas sabemos também que aquilo que pode ser feito está sendo feito”, completou o distrital.

 

Ao final da cerimônia, foram entregues monções de louvor ao presidente, ex-presidentes e oito servidores da autarquia pelo trabalho realizado no órgão em defesa do meio ambiente.

 

Comemorações – Os festejos pelos 16 anos de existência do Brasília Ambiental iniciaram na última sexta-feira (26), com um “café da tarde” na entrada da sede para os servidores e colaboradores do Instituto, que incluiu hasteamento da bandeira e canto do hino nacional. O evento foi organizado pelas três associações representantes de carreiras – de Servidores do Brasília Ambiental (Asibram), dos Auditores Fiscais de Controle Ambiental do Distrito Federal (Aficam), dos Servidores de Infraestrutura (Assinfra) – e pelo Sindicato dos Servidores Integrantes da Carreira Fiscal de Atividades Urbanas (Sindafis).

 

As comemorações continuaram no domingo (28), com atividades realizadas para os servidores, seus familiares e toda comunidade do Distrito Federal nos parques ecológicos Olhos D’Água (Asa Norte), Ezechias Heringer (Guará II), Águas Claras e Jequitibás (Sobradinho). Na ocasião, foram desenvolvidas de forma simultânea nas quatro unidades, pintura de rosto e pula-pula, distribuição de pipoca, algodão doce, cupcakes e mesa de frutas. O Parque Ecológico Ezechias Heringer contou ainda com a apresentação musical do grupo Café e Chorinho.

 

História – O Brasília Ambiental foi criado em 28 de maio de 2007 por meio da Lei 3.984, com o objetivo de ser órgão responsável por executar as políticas públicas ambientais do DF. O órgão possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial podendo, dessa forma, celebrar contratos, acordos e convênios com instituições públicas e privadas nacionais e internacionais, além de cooperativas. A autarquia é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema).

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543