Os membros do Comitê Interno de Governança Pública do Instituto Brasília Ambiental participaram, na manhã dessa sexta-feira (23), na sede do órgão, de capacitação em Gestão de Riscos e Programa de Integridade. O curso foi ministrado pelo coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CORIS/ CGDF), Robson Lopes da Gama Júnior, e visa dar continuidade a elaboração e implementação do Programa de Integridade na autarquia.
A gestão de riscos é um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos. Essa metodologia é utilizada pela Controladoria-Geral para desenvolver o programa de integridade nas instituições públicas e foi instituído no Ibram em 2021.
“O tratamento e gestão de risco faz parte das nossas atividades. Sempre nos preocupamos com o que pode dar errado. Pensamos nas incertezas, é natural”, explicou Júnior, que estava acompanhado dos auditores Luciano Vioatti e Leonardo Santos Ribeiro.
Benefícios – O estabelecimento de um Programa de Integridade na instituição contribui para a redução das incertezas dos gestores na tomada de decisão e aumenta a credibilidade da Administração Pública por meio de mecanismos e projetos coordenados que promovem a integridade e previnem a improbidade, os desvios e a corrupção.
Desde 2016, 26 instituições públicas implantaram programas de integridade com o apoio da CGDF. Em abril desse ano, o órgão ministrou esse curso para dez servidores do Brasília Ambiental, iniciando a elaboração desse programa na autarquia. Com a implementação do Programa de Integridade, o Ibram pretende fortalecer a tomada de decisões e aprimorar os controles internos.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543