Objetivo foi o de levantar imagens aéreas para ações de combate ao desmatamento e parcelamento irregular
O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) realizou, nessa quinta-feira (6), uma operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) com vistas a captar imagens nas regiões de São Sebastião e Altiplano Leste. O foco foi no desmatamento e na implantação de parcelamentos irregulares.
Para a ação, a Coordenação de Operações de Fiscalização (COFIS) do Ibama forneceu um helicóptero e a Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Controle Ambiental (SUFAM) do Ibram enviou auditores fiscais que sobrevoaram a área registrando em vídeo imagens que subsidiarão futuras ações.
“As gravações serão analisadas e auxiliarão no planejamento da fiscalização do Ibram. Combater ações como a ocupação irregular exige inteligência e estratégia”, afirma David Ferreira, gerente de Fiscalização de Flora.
Na visão do superintendente da SUFAM, Ramiro Hofmeister, iniciativas como essa fortalecem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). “Operações integradas são importantes para que as ações dos órgãos ambientais ganhem em eficácia e alcance”, concluiu.
Além da tripulação da aeronave, participaram o auditor do Ibram Gustavo Domingues e o fiscal do Ibama Isaque Medeiros.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543