Foto: Lucas Gomes/ Ibram
Com o intuito de prevenir os incêndios florestais no Distrito Federal, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizou durante essa semana o aceiro com fogo na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). Essa queima controlada tem o objetivo de criar uma barreira de proteção antes do período crítico, que vai de agosto a setembro, época de grande seca na região.
“O aceiro forma uma faixa de segurança para evitar o incêndio florestal na unidade de conservação, que é rica em mananciais e nascentes. O local onde é realizada a queimada perde todo o material combustível, por esse motivo as chances de incêndio diminuem consideravelmente”, explicou o administrador de parques e brigadista do Ibram, Rogério Cruz.
A ação ocorreu por 4 Km ao longo da via DF 128, a caminho de Planaltina de Goiás, e contou com o apoio de oito servidores do Ibram e dez brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Foto: Lucas Gomes/ Ibram
A realização do aceiro na Esecae faz parte do Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) do Distrito Federal. Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, o plano funciona como um sistema de parcerias institucionais que visam à proteção do Cerrado.
Também dentro do PPCIF, o Ibram realizou esse ano dois cursos de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, capacitando 90 candidatos a brigadistas no combate aos incêndios florestais. Os cursos foram coordenados pela Superintendência de Fiscalização do Ibram e contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e do Prevfogo.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543