Equipe de fiscalização do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) autuou em flagrante, na manhã de terça-feira (30), o proprietário de uma chácara no Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo (Gama), onde foram apreendidos sete animais silvestres, sendo seis psitacídeos e um tatu-peba. A ação no local foi feita em conjunto do 3°BPR da Polícia Militar, graças a uma denúncia.
O proprietário que se identificou como aposentado e que não tinha licença ambiental para criar as aves, alegou ter adquirido de presente de um amigo, no qual nem sabia o nome. Já o tatu-peba comprou na estrada, vindo da Serra da Mesa (GO). No local foi lavrado dois autos de infrações pela utilização de espécimes da fauna sem licença ambiental, totalizando R$ 30.500,00 em multas e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
A denúncia foi feita por meio do atendimento através do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) – Ocorrência SGO 20191734953. O infrator está sujeito às medidas penais que podem variar de multa até um ano de detenção, conforme determina o artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543