Na manhã de domingo (4), o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, e a equipe da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) estiveram reunidos com a comunidade da região da Serrinha do Paranoá, Lago Norte, para falar sobre a criação do Parque Distrital Pedra dos Amigos. Na ocasião, a autarquia apresentou a proposta final da nova unidade de conservação, resultado de Consulta Pública realizada em 2022.
A Serrinha do Paranoá é uma região produtora de água da Bacia Hidrográfica do Paranoá, contendo diversas nascentes. Além disso, é importante corredor ecológico, propiciando abrigo, água e alimento para a rica fauna do Cerrado. “O Ibram vai e quer trabalhar para proteger o meio ambiente. O importante é que estamos juntos da sociedade para garantir a preservação da água, flora e fauna do Distrito Federal”, comentou Rôney Nemer durante o evento.
Segundo Renato Prado, gerente de Regularização Fundiária do Instituto, o diagnóstico desenvolvido pelo Grupo de Trabalho coordenado pelo Ibram e composto por diversos órgãos, foi o de criar uma convergência entre o interesse público, defendido pelo GDF, e os interesses particulares. “Nossa intenção era que a proposta final saísse dessa forma, com pertencimento, criando um ambiente saudável e agregando qualidade de vida para a população”, explicou.
Após a apresentação do documento, foi a hora da comunidade se manifestar e dar sugestões sobre o resultado do trabalho. “A forma como o Ibram está conduzindo o processo, essa questão da consulta pública, foi maravilhosa e vai servir como exemplo”, parabenizou Cibele Barreto, moradora da região.
Participaram do encontro, além do presidente do Ibram e técnicos da Sucon, a superintendente da Sucon, Marcela Versiani, o administrador Regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira da Silva, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), moradores e integrantes de diversas ONGs ligadas à região.
Comemorações – A reunião com a comunidade da região da Serrinha do Paranoá faz parte das atividades realizadas pelo Brasília Ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrada no dia 5 de junho. As ações iniciaram no dia 2 e vão até o dia 25 desse mês. Veja a programação completa e participe!
Dia 5
– Seminário A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, na EGOV, das 8h30 às 13h.
– Plantio de Mudas do Cerrado, Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia), das 10h às 12h.
– Lançamento do Almanaque do Fogo – Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal, durante o Seminário A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado, na EGOV, às 10h.
– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Mangueiral, das 8h às 17h (Organizador: Senar)
Dia 6
– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Mangueiral, das 8h às 17h (Organizador: Senar)
– Ecofeira Itinerante, na CLDF, das 8h às 17h (Organizador: Ecofeira)
– Ação de Limpeza do Parque Três Meninas, às 9h
– Passarinhada, na Esecae, das 7h às 11h. (Organizador: Educ)
– Simulação de vazamento de hidrocarbonetos (combustível) em meio aquático, no Lago Paranoá, próximo à Ponte JK – localizada no SCES Trecho 2, Asa Sul, das 9h às 13h. (organizador – Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos/CD-P2R2).
Dia 7
–Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar).
Dia 8
– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar).
– Ecofeira Itinerante, na CLDF, das 8h às 17h (Organizador: Ecofeira).
Dia 9
– Lançamento do Projeto Cerrado Vivo – Projeto de regeneração de áreas degradadas com mudas doadas pela comunidade do Jardim Botânico e por condomínios, no CPS, às 9h (Organizador: Viveiro Oikos);
– Curso Gratuito – Noções Básicas de Viveirismo, no CPS, das 10h às 12h (Organizador: Viveiro Oikos).
– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)
Dia 10
– Curso Gratuito – Cozinha Vegana e Vegetariana, no CPS, das 9h às 12h (Organizador: HCN – Chef Cizú)
– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, no CPS, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)
Dia 12
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia: 13
– Vivência no Parque com a APAE, no Parque Olhos D’Água, das 8h às 11h.
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia 14
– Publicação do Plano de Manejo – Café com a comunidade do Parque Sucupiras sobre a publicação do Plano de Manejo da Unidade, às 9h.
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia: 15
– Passarinhada na Esecae, às 7h às 11h, (organizador: Grupo Observaves)
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia: 16
– Entrega de Certificado do 1ª Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), na sede do Brasília Ambiental, às 10h.- –
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia 17
– Caminhada na Trilha das Copaíbas, no Parque Ecológico Copaíbas, Lago Sul, e entrega de autorização da guarita da Unidade, às 8h.
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico de Águas Claras, Das 13h às 17h.
Dia 18
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de boneco, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, das 13h às 17h.
Dia 20
– Vivência no Parque com a APAE, Parque Olhos D’Água, das 13h às 16h.
Dia 21
– Vivência no Zoo, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.
Dia 24
– Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos, no CPS, das 9h às 12h.
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, das 13h às 17h.
Dia 25
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, quatro oficinas de bonecos quatro espetáculos teatrais, quatro mediações de espetáculos em UCs do DF Parque Ecológico Três Meninas, Samambaia, das 13h às 17h.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543