Natureza e história se encontram às margens do Lago Paranoá, mais especificamente no Parque Ecológico Dom Bosco. Conhecido por abrigar a Ermida Dom Bosco – monumento que fica localizada exatamente sob o paralelo 15S, conforme o sonho do salesiano Dom Bosco, em 1883 – a unidade vai muito além de um ponto turístico. Lá, pode-se admirar a natureza, praticar esportes, além de conhecer sobre o Cerrado e o meio ambiente.
A Casa da Cerradania oferece informaçãos sobre o meio ambiente/ Crédito: Marta Sant'Ana
Recepcionados por troncos retorcidos, os visitantes encontram na Casa da Cerradania, um neologismo com as palavras cidadania e cerrado, um centro de educação ambiental que oferece informações sobre o nosso bioma e nossa cidade. No local, podem-se conhecer frutas e sementes secas existentes no parque. Uma maquete interativa demonstra e ensina a importância da cobertura vegetal e de sua preservação. Existe ainda um totem onde o visitante consegue ver fotos históricas da cidade – disponibilizadas pelo Arquivo Público do Distrito Federal -, conhecer as aves do cerrado e seus cantos, além de ler contos infantis. A casa também disponibiliza um salão para a realização de aulas de educação ambiental.
Vista do Parque Ecológico Dom Bosco/ Crédito: Marta Sant'Ana
Com 131,14 ha, o Parque Ecológico Dom Bosco possui ainda pistas de cooper e skate, ciclovia, três trilhas ecológicas, anfiteatro aberto, capela desenhada por Oscar Niemeyer, banheiros, praças, guarita, lanchonete, além de uma vista deslumbrante do Lago Paranoá. Recebe nos finais de semana cerca de cinco mil visitantes, sendo muitos estrangeiros, podendo esse número dobrar no período de férias.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543