Nesta terça-feira, 27 de novembro, alunos e professores de escolas de Planaltina, Sobradinho e Plano Piloto se reúnem pra o IX Congresso Reeditor Ambiental: em diversos estandes, eles irão apresentar projetos e trabalhos relacionados às questões ambientais desenvolvidos em sala de aula durante o ano. As atividades são desenvolvidas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), com o apoio de instituições como Caesb e Secretaria de Educação.
Ao longo de vários meses, alunos e professores participaram de trilhas educativas na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina, durante o Projeto Reeditor Ambiental e aprenderam na prática questões relacionadas ao Cerrado: solo, vegetação, fauna, clima. Em seguida, em sala de aula, foram escolhidos temas a ser trabalhados – relacionados ao contexto da escola e da comunidade local –, aplicados questionários e propostas soluções, ações e medidas de conservação.
Entre os temas abordados pelos alunos estão: resíduos sólidos, recursos hídricos, plantio de árvores, reaproveitamento de água e biodiversidade.
O projeto, desenvolvido por meio da metodologia NEPSO (Nossa Escola Pesquisa sua Opinião) do Instituto Paulo Montenegro, contemplou este ano cerca de 500 alunos. O objetivo é incentivar o protagonismo juvenil, estimulando os alunos a se envolverem nos assuntos ambientais. O Congresso acontece a partir das 8 horas no campus da Universidade de Brasília (UnB) em Planaltina.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543